Ano de 2020

Este número da Dirigir&Formar dedica muito do seu espaço à comemoração dos 40 Anos do Instituto do Emprego e Formação Profissional. Conhecer o nosso passado é sempre essencial para percebermos melhor o ponto em que estamos e para preparar o futuro, pois como afirmava W. Churchill (uma fonte inesgotável de sabedoria…) “quanto mais longe olhamos no passado, mais longe vemos no futuro” escreve António Leite, Vice-Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, no seu primeiro editorial na revista.

Mas esta edição da Dirigir&Formar, confere também especial destaque aos Campeonatos das Profissões. Nas páginas 56 e 57 é possível ler o testemunho de Miguel de Vasconcelos, 25 anos, formando no Serviço de Formação Profissional de Setúbal do Curso de Educação e Formação de Adultos “Produção Aeronáutica e Montagem de Estruturas”. O Miguel foi concorrente no Campeonato Nacional das Profissões, e vencedor da medalha de ouro na profissão de Técnico de Produção Aeronáutica Montagem de Estruturas.

A partir da página 68, encontram um dossier dedicado aos Campeonatos das Profissões. Para além de dois artigos sobre o SkillsPortugal, Setúbal 2020, uma excelente peça de investigação histórica que remonta a 1950, data em que se realizou o 1.º Concurso Internacional das Profissões, entre Portugal e Espanha, e que hoje é um movimento global com 83 países membros.

D&F n.º 26 (PDF) | D&F n.º 26  – eBook (ePub)


Ano de 2019

Os Campeonatos Nacionais das Profissões possuem, como o nome indica, uma dimensão nacional que visa traduzir os resultados das aprendizagens promovidos por uma larga variedade de entidades formadoras. Mas não podemos ignorar a dimensão de territorialidade que se regista em cada uma das edições destes eventos.”

Artigo com a antevisão do 43.º Campeonato Nacional das Profissões, SkillsPortugal, Setúbal 2020 [páginas 69-71]

D&F n.º 25 (PDF) | D&F n.º 25  – eBook (ePub)