Todos os anos, entre março e abril, decorrem duas das maiores feiras de educação, formação e emprego do país, a Qualifica e a Futurália. O objetivo destes eventos é dar a conhecer todas as ofertas disponíveis nestas áreas, ajudando os jovens a encontrarem o seu rumo profissional, e contribuindo para que professores e educadores estejam a par do que mais inovador existe, e a WorldSkills Portugal esteve lá.
«Find your balance» foi o mote para a Qualifica 2017, que se realizou de 16 a 19 de março, na Exponor, procurando, assim, ajudar os jovens a traçarem um rumo para a sua vida futura, mantendo-os ligados às redes sociais, mas também focados no mundo real e, muito particularmente, nas oportunidades de qualificação. Durante os quatro dias do evento, 33.219 pessoas (jovens, pais, profissionais de educação/formação), estiveram na Exponor.
De 29 de março a 1 de abril passaram 79 mil pessoas pela Futurália, onde cerca de 500 entidades estiveram presentes a divulgar as suas ofertas para os públicos mais jovens.
Alzira Ferreira, Diretora da Futurália, refere que “o objetivo é que a Futurália seja um espaço onde se promove o debate, a partilha de ideias e de experiências, e que de facto se assume como uma ajuda para quem procura na Feira uma direção para o seu futuro”.
Como não podia deixar de ser, a WorldSkills Portugal marcou presença em ambos os eventos, num contexto inovador relativamente às participações anteriores. Num momento em que dois ciclos dos campeonatos das profissões se cruzam, é importante dar visibilidade ao trabalho que está a ser desenvolvido pela organização, pelos jovens concorrentes e pelos jurados nos dois planos – na preparação para o Campeonato do Mundo das Profissões – WorldSkills, Abu Dhabi 2017 e para o Campeonato Nacional, SkillsPortugal, Beja – Alentejo 2018.
Este ano, a WorldSkills Portugal optou por fazer uma abordagem diferente, lançando um desafio aos visitantes no sentido de porem à prova as suas competências. Na Qualifica contou com a colaboração das duas campeãs nacionais de Joalharia e de Moda. Ambas vão representar Portugal em Abu Dhabi e a sua presença na Qualifica foi um momento em que também elas puseram à prova as suas competências, a sua resiliência e a interação com o público, sem nunca descurar a componente técnica nas muitas atividades que foram realizando. Joana Queirós, formanda do MODATEX, vai representar Portugal em Tecnologias da Moda e Sofia Pombo, formanda do CINDOR, em Joalharia.
Já na Futurália, para além dos campeões nacionais de Tecnologia Automóvel (Admário Ferreira, formando do CEPRA), de Robótica (Bruno Baixinho e Daniel Salgueiro da ATEC) e de Mecatrónica (Flávio Pereira e Pedro Sardinha do CENFIM), todos eles concorrentes ao Campeonato do Mundo, estiveram também presentes jovens que já se destacaram noutros ciclos de Campeonatos, como é o caso de Mónica Almeida (Desenho Gráfico), David Balula (Web Design) ou Wilson Cunha (Mecatrónica de Motociclos) e que partilharam a sua experiência como Skillianos.
O espaço da WorldSkills Portugal transformou-se, ainda, num verdadeiro atelier de experimentação em 4 áreas: Robótica (CINEL); Jornalismo (CENJOR); Mecatrónica de Motociclos (IEFP Seixal) e Pastelaria (IEFP Amadora), promovendo a interação com os milhares de visitantes que passaram pela Futurália.
Para o IEFP estas são oportunidades únicas para dar a conhecer os Campeonatos das Profissões e, de acordo com a organização, estas edições da Qualifica e da Futurália foram um sucesso.
Para além do público alvo destes eventos, passaram também pelos stands da WorldSkills Portugal, o Presidente da República, e os Ministros e Secretários de Estado que tutelam as áreas da educação, emprego e formação profissional.