O que é a WorldSkills Portugal?

A estrutura da Worldskills Portugal encontra-se integrada no Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), representando Portugal,  por esta via, na WorldSkills Europe e na WorldSkills International. É ainda ao IEFP, I.P.  que compete organizar e realizar o Campeonato das Profissões a nível nacional e assumir a representação portuguesa nos campeonatos internacionais.

Estas  competições são dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).

Com estes Campeonatos, que se pretendem amplamente participados, visa-se aferir a eficácia da formação profissional ministrada pelos diferentes operadores, e, simultaneamente, induzir fatores de crescente qualidade, inovação e criatividade nos processos de ensino-aprendizagem.

Os Campeonatos têm lugar de 2 em 2 anos e reúnem os classificados com as melhores pontuações na fase de pré-seleção, que disputam entre si o título de campeão nacional em cada profissão.

Os campeões da fase nacional candidatam-se a uma participação nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões, organizados, respetivamente, pela WorldSkills Europe e pela WorldSkills International.

 

A VISÃO e a MISSÃO da WORLDSKILLS Portugal

VISÃO

Melhorar Portugal com o poder das competências.

MISSÃO

Promover o reconhecimento das qualificações e demonstrar a importância que assumem para o crescimento económico e para o sucesso indivividual de cada pessoa.

POSICIONAMENTO

Queremos constituir-nos como uma plataforma para o desenvolvimento e para a excelência das qualificações.