A história da WorldSkills Portugal

O conceito dos Campeonatos das Profissões remonta ao ano de 1950, quando se disputaram, em Madrid, os primeiros Campeonatos Internacionais das Profissões entre Portugal e Espanha, no qual participaram 24 concorrentes, 12 de cada país, distribuídos por 12 profissões. Esta iniciativa inédita conduziu, ainda na década de 50, à criação de uma organização, atualmente designada por WorldSkills International (www.worldskills.org), assente em pressupostos de cooperação, partilha de boas práticas e promoção da importância das competências profissionais no desenvolvimento socioeconómico dos países.

A partir de 1967, o número de países concorrentes começou a crescer e a expandir-se pelos restantes continentes, envolvendo actualmente 83 membros.

Em complemento a esta organização mundial, foi criada em 2007 a European Skills Promotion Organisation, atualmente designada de WorldSkills Europe (www.euroskills.org), que conta hoje em dia com 29 países europeus, e cuja primeira competição decorreu em setembro de 2008, na Holanda, na cidade de Roterdão.

Portugal, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), é membro fundador da WorldSkills International e da WorldSkills Europe, estando representado nos Comités Estratégicos e Técnicos das referidas organizações.

Organizámos, em 1964, o 13.º Campeonato Internacional das Profissões, em Lisboa, na Escola Industrial Marquês de Pombal, uma das mais antigas e mais bem cotadas escolas nacionais, e em 2010, organizámos a 2.ª edição do EuroSkills (www.euroskills2010.pt), também na cidade de Lisboa.

Em 2020 cumprem-se 70 anos desde que Portugal participou pela 1.ª vez num campeonato de profissões,  assinalando-se, assim, o nascimento do movimento que hoje tem uma dimensão mundial.

 

Participação da WorldSkills Portugal em campeonatos internacionais

Em 2020, Portugal celebra 70 anos de participação em Campeonatos Internacionais.

Conheçam os números destas 7 décadas ao serviço da promoção da qualidade da formação:

  • 728 jovens profissionais em competição
  • 29 medalhas de ouro
  • 61 medalhas de prata
  • 56 medalhas de bronze
  • 105 medalhas de excelência