A história da WorldSkills Portugal

O conceito dos Campeonatos das Profissões remonta ao ano de 1950, quando se disputaram, em Madrid, os primeiros Campeonatos Internacionais das Profissões entre Portugal e Espanha, no qual participaram 24 concorrentes, 12 de cada país, distribuídos por 12 profissões. Esta iniciativa inédita conduziu, ainda na década de 50, à criação de uma organização, atualmente designada por WorldSkills International (www.worldskills.org), assente em pressupostos de cooperação, partilha de boas práticas e promoção da importância das competências profissionais no desenvolvimento socioeconómico dos países.

A partir de 1967, o número de países concorrentes começou a crescer e a expandir-se pelos restantes continentes, envolvendo actualmente 75 membros.

Em complemento a esta organização mundial, foi criada em 2007 a European Skills Promotion Organisation, atualmente designada de WorldSkills Europe (www.euroskills.org), que conta hoje em dia com 27 países europeus, e cuja primeira competição decorreu em setembro de 2008, na Holanda, na cidade de Roterdão.

Portugal, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), é membro fundador da WorldSkills International e da WorldSkills Europe, estando representado nos Comités Estratégicos e Técnicos das referedidas organizações. Portugal, por via do IEFP, I.P., organizou a 2.ª edição do EuroSkills (www.euroskills2010.pt), na cidade de Lisboa, no período de 9 a 12 de Dezembro de 2010.

Em 2015 cumpriram-se 65 anos desde que Portugal participou pela 1.ª vez num campeonato de profissões. Esta efeméride foi assinalada numa conferência subordinada ao tema “Improving our world with the power of skills” que incluiu, numa iniciativa conjunta com os CTT, a apresentação pública de um postal e de um carimbo comemorativos desta data.

Sob a marca registada “WorldskillsPortugal”, cabe ao IEFP, I.P., a promoção, organização e realização de todas as atividades relacionadas com os Campeonatos das Profissões.