A WorldSkills Portugal é um exemplo de boas práticas

A WorldSkills Internacional fez notícia de uma iniciativa levada a cabo pela WorldSkills Portugal no último Campeonato Nacional das Profissões – Coimbra 2016. Partilhamo-la aqui, traduzida para português, com o orgulho de termos sido, mais uma vez, reconhecidos pelas nossas boas práticas.

É habitual ouvir dizer “Se queres algo bem feito, fá-lo tu próprio!”. Um projeto inovador da WorldSkills Portugal mostrou o quão eficaz essa abordagem pode ser, tanto no desenvolvimento, como na promoção das profissões.

Ao apresentar o jornalismo (“produção de conteúdos de informação”) como uma profissão em demonstração no último Campeonato Nacional das Profissões – Coimbra 2016, a WorldSkills Portugal criou as condições para que os jovens aprendessem, experimentassem e aperfeiçoassem as técnicas de que necessitam para construir uma carreira no cenário multifacetada dos média – ao mesmo tempo que procurou resolver um problema em torno da promoção da formação profissional.

Garantir a cobertura mediática das vias profissionalizantes e do Campeonato Nacional das Profissões revelou-se um desafio. Mas a WorldSkills Portugal utilizou esta iniciativa para contornar o obstáculo, assegurando a sua própria cobertura mediática do evento, aproveitando o facto de a rede de Centros de Formação do IEFP integrar um centro especificamente orientado para o setor do jornalismo, o CENJOR.

Em Portugal verifica-se, ainda, uma falta de reconhecimento público, quer no que respeita aos Campeonatos das Profissões, quer no que respeita à WorldSkills em geral, assim como uma fraca valorização social e cultural da formação profissional“, afirmou Sandra Bernardo (Marketing e Comunicação da WorldSkills Portugal). “É uma opção vista frequentemente como uma segunda escolha.” “O nosso objetivo, com esta prova em demonstração, era mostrar como os campeonatos podem promover a qualidade e a excelência da formação profissional desenvolvida em Portugal.”

O CENJOR conta com formadores que, para além dessa atividade, são jornalistas reconhecidos no meio, e com formandos ansiosos por absorver o conhecimento e a experiência a que têm acesso, bem como para desenvolver as suas próprias competências no domínio dos média, através do desenvolvimento de atividades em contexto real.

A prova de “produção de conteúdos de informação” consistiu em fazer a cobertura do Campeonato Nacional de forma a ilustrar a escala e abrangência do evento, o potencial dos jovens concorrentes e dos jurados, o apoio por parte de cerca de 100 parceiros e patrocinadores e os milhares de pessoas que visitaram o local – para além de pretender comunicar a principal mensagem dos campeonatos, ou seja, a qualidade da formação profissional.

Foram constituídas 3 equipas de 3 elementos (um repórter, um operador de câmara e um editor de vídeo), todos eles formandos do CENJOR, com a missão de simular uma reportagem em contexto real que cobrisse um grande evento – neste caso, o Campeonato Nacional das Profissões – originando diversos outputs de média. Os concorrentes, entre outras atividades, tinham de recolher matéria de reportagem, elaborar de guiões para os vídeos, fazer transmissões em direto e operar câmaras DSLR.

A prova foi dividida em três módulos – um direto, uma peça de vídeo e uma reportagem, permitindo que as equipas emitissem as suas ideias num segmento noticioso, com um apresentador a introduzir cada peça“, disse Carlos Diogo, Delegado Técnico Assistente da WorldSkills Portugal. “Os avaliadores/jurados foram especialistas em jornalismo televisivo.”

O resultado foi ter jornalistas a agir como embaixadores da competição e da formação profissional; a abertura para um acesso mais facilitado aos meios de comunicação nacionais; as transmissões que foram amplamente partilhadas nas redes sociais. E, quanto aos concorrentes, podemos dizer que ficaram muito satisfeitos em fazer parte de uma competição que simulou de forma extremamente realista o trabalho no dia a dia numa cadeia de televisão. A reação deles foi, como não podia deixar de ser, muito positiva“.

Foi um excelente aproveitamento dos recursos dos média para promover a WorldSkills Portugal. Todos os módulos desenvolvidos pelos concorrentes na prova são peças autónomas que utilizámos e continuamos a utilizar em contextos diferentes para atingir diversos segmentos de público: patrocinadores, operadores de educação e formação, responsáveis ​​políticos, jovens, famílias e empresas “.

Carlos Diogo acredita que esta prova poderá ser uma grande mais-valia num plano mais alargado, ainda mais num contexto como o atual, de ciclos de notícias de 24 horas/dia – 7 dias/semana, redes sociais e permanente evolução da tecnologia, inovação e canais de média – ao que se junta um apetite global e insaciável pela informação e pelo imediatismo.

Conferimos ao jornalismo uma grande importância social“, disse Sandra Bernardo. “Quanto maior o apoio dos média, maiores as probabilidades de conseguir uma maior aceitação e reconhecimento sociais das vias profissionalizantes e, naturalmente dos campeonatos das profissões.”

Precisamos da visão imparcial dos média para obter essa aceitação e reconhecimento, para que as pessoas vejam que a formação profissional pode ser uma alternativa eficaz aos percursos regulares de educação“.