PORTUGUESE COMPETITORS SET THEIR SIGHTS ON WORLDSKILLS SUCCESS
A publicação desta notícia pela WorldSkills Internacional, com repercussão mundial na esfera dos 77 países membros, deixa-nos orgulhosos e motivados para fazer ainda mais e melhor no domínio dos campeonatos das profissões.
Não tenho dúvidas de que estas competições, nas suas diferentes etapas, desde as regionais à mundial, são uma excelente oportunidade para valorizar o sistema de formação profissional, mas também para definir metas e objetivos que promovam o desenvolvimento das vias profissionalizantes no nosso país. O facto de, por um lado, trabalharmos em parceria com os melhores formadores e peritos do mundo e, por outro, de termos os nossos formandos a competir com os melhores jovens profissionais, permite-nos posicionarmo-nos face a determinados padrões de qualidade, exigência e inovação que, de outra forma, não seria possível. E é por isto que o IEFP, através da WorldSkills Portugal, reforçou a sua aposta numa preparação intensiva para o próximo campeonato do mundo das profissões, que se vai realizar no próximo mês de outubro em Abu Dhabi. Vamos participar com 17 jovens e 15 jurados, no mesmo n.º de profissões, em representação de 7 entidades formadoras: ATEC; CENFIM; CEPRA; CINDOR; Escola de Novas Tecnologias dos Açores; MODATEX, para além de 3 centros de gestão direta do IEFP: Águeda, Aveiro e Coimbra.
Esta 1.ª semana de preparação, de cariz inovador, com a instalação de 14 postos de trabalho, correspondentes a 14 das 15 profissões que Portugal vai levar a Abu Dhabi, permitiu que os concorrentes executassem as provas com base nos standards da WorldSkills Internacional, com tempos cronometrados e com a supervisão e avaliação permanente dos jurados. O facto de termos contado com convidados internacionais, de Espanha e da Rússia, elevou ainda mais o nível de exigência e introduziu um fator de competição que é sempre positivo e indutor de melhores desempenhos.
A cerca de 3 meses da prova que encerra mais um ciclo na história da WorldSkills Portugal, estamos convictos de que nos faremos representar de forma digna, e confiantes de que o facto de estarmos presentes num campeonato do mundo traduz a qualidade da nossa formação. Antes disso, em setembro, regressamos ao Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto para a 2.ª e última semana de preparação para Abu Dhabi, onde, em linhas gerais adotaremos o mesmo modelo desta 1.ª semana, mas onde contaremos com uma maior participação de convidados internacionais.
Paulo Feliciano
Delegado Oficial da WorldSkills Portugal
Leia aqui a notícia publicada no site da WorldSkills Internacional: https://www.worldskills.org/media/news/portuguese-competitors-set-their-sights-worldskills-success/