O encerramento de um ciclo – WorldSkills Abu Dhabi 2017

Foram 1.300 os jovens que viajaram de todo o mundo para competir na 44.ª edição do Campeonato do Mundo das Profissões. Os melhores foram homenageados na cerimónia de encerramento do WorldSkills Abu Dhabi 2017, no passado dia 19 de outubro.

Portugal concorreu com 17 jovens em 15 profissões e, com a sua determinação e competência, conquistou 5 medalhas de excelência:

  • CAD – Renato Carvalho, do CENFIM;
  • Controlo Industrial – José Pereira, do CENFIM;
  • Mecatrónica – Fábio Oliveira e Pedro Sardinha, do CENFIM;
  • Tecnologia Automóvel – Admário Ferreira, do CEPRA.

Admário Ferreira foi também o melhor da nação, tendo sido o concorrente português a obter a pontuação mais elevada. 

A China liderou nas vitórias, com 15 medalhas de ouro, 7 de prata e 8 de bronze. Em segundo lugar ficou a Coreia com 8 medalhas de ouro, 8 de prata e 8 de bronze. A Suíça foi o terceiro em pontos, ganhando 11 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze. Os anfitriões, Emirados Árabes Unidos, ganharam três medalhas de excelência.

1.300 jovens de 59 países e regiões membros da WorldSkills demonstraram as suas competências em 51 profissões, entre 15 e 18 de outubro, na primeira vez que a competição WorldSkills foi realizada na região do Médio Oriente.

Na cerimónia de encerramento na du Arena, em Abu Dhabi, 10.000 visitantes e uma audiência global on-line, assistiram à entrega das medalhas de ouro, prata e bronze.

Vocês chegaram aqui como os melhores das vossas profissões nos vossos países“, disse Simon Bartley, presidente da WorldSkills. “Independentemente de saírem daqui com uma medalha ou não, todos vocês saem como Campeões; jovens que alcançaram mais do que aquilo que poderiam ter imaginado quando começou a vossa viagem em 2015. Saúdo-vos. Todos nesta arena os saúdam. O mundo saúda-vos!“.

O Prémio Albert Vidal, atribuído em memória do fundador da WorldSkills Internacional ao melhor da competição, foi conquistado por Biao Song, da China, que competiu em Mecânica Industrial.

Para além da entrega de medalhas, a Cerimónia de Encerramento proporcionou uma oportunidade para refletir sobre o sucesso do WorldSkills Abu Dhabi 2017, a maior competição da WorldSkills até à data, que atraiu mais de 125 mil visitantes.

Esta foi uma semana que me deixa a mim e aos Emirados Árabes Unidos orgulhosos“, disse Mubarak Saeed al Shamsi, diretor-geral da ACTVET, entidade organizadora do campeonato. “Os Emirados Árabes Unidos têm uma herança rica e profunda e as profissões foram o cerne da história do nosso país – desde o nosso relacionamento com o deserto e com o mar, até o desenvolvimento da nossa indústria do petróleo, e continua a ser agora, enquanto olhamos para um futuro de alta tecnologia à medida que continuamos a diversificar e a desenvolver nossa economia“.

Na semana passada, e em paralelo ao campeonato, realizou-se, ainda, a WorldSkills Conference 2017 e o primeiro Fórum Internacional de Juventude de Educação e Formação Profissional. Estes dois eventos proporcionaram uma oportunidade única para jovens profissionais, ministros e outros decisores políticos debaterem as principais questões que o setor da educação e formação profissional enfrenta.

A cerimónia de encerramento do WorldSkills Abu Dhabi 2017 terminou com a passagem da bandeira WorldSkills aos próximos anfitriões, WorldSkills Kazan 2019. O 45.º Campeonato do Mundo das Profissões vai decorrer na Rússia, de 29 de agosto a 3 de setembro de 2019, em Kazan.

Fotos: WorldSkills Internacional