Portugal conquista 5 medalhas de excelência no WorldSkills Abu Dhabi 2017

Foi no passado dia 20 de outubro que se fechou mais um ciclo dos campeonatos das profissões. Um percurso que envolveu, no conjunto das suas etapas, mais de 150 entidades formadoras e 1.500 jovens, iniciado em 2015, com a preparação do Campeonato Nacional das Profissões – Coimbra 2016, e que se completou agora, com 17 jovens altamente qualificados a representar Portugal ao mais alto nível no Campeonato do Mundo – WorldSkills Abu Dhabi 2017.

Concorrentes, jurados, entidades formadoras, organização da WorldSkills Portugal e ex-jurados, todos foram publicamente reconhecidos no Serviço de Formação Profissional de Lisboa.

Destaca-se, nesta sessão, a atribuição das medalhas de excelência conquistadas no WorldSkills Abu Dhabi 2017 pelos seguintes concorrentes, que vieram confirmar o elevado nível de desempenho que tiveram ao longo deste percurso:

  • Admário Ferreira, na profissão de Tecnologia Automóvel, pelo CEPRA, que para além da excelência, conquistou o título de “Best of the Nation” em Abu Dhabi por ter sido o concorrente português melhor classificado. O Admário, para além da medalha de ouro obtida no Campeonato Nacional das Profissões – Coimbra 2016, subiu ao pódio do Campeonato Europeu – EuroSkills, Gotemburgo 2016, para receber a medalha de prata;
  • Fábio Oliveira e Pedro Sardinha, na profissão de Mecatrónica, pelo CENFIM, que foram ouro no nacional e obtiveram a medalha de excelência EuroSkills, Gotemburgo 2016;
  • José Pereira, na profissão de Controlo Industrial, pelo CENFIM. O José, igualmente medalha de ouro no nacional, obteve a medalha de prata e o título de “Best of the Nation” no EuroSkills, Gotemburgo 2016;
  • Renato Carvalho, na profissão de CAD, pelo CENFIM. O Renato foi medalha de ouro no Campeonato Nacional e conquistou a medalha de bronze no EuroSkills, Gotemburgo 2016.

Ao longo da sessão foram projetadas 3 das muitas reportagens que resultaram do Protocolo de Colaboração com o CENJOR –  Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas. Pela 1.ª vez na já longa história da participação portuguesa em campeonatos internacionais, integrou a comitiva portuguesa uma equipa composta por 3 elementos – Rui Rocha, formador no CENJOR e jornalista na SIC, António Teixeira e Miguel Abreu, formandos no curso de Reportagem de Televisão. Por via desta parceria, foi possível documentar em vídeo não só os principais momentos da passagem da comitiva portuguesa por Abu Dhabi, mas também algumas das etapas que a antecederam.

Outro dos momentos de destaque foi a atribuição de certificados de mérito a ex-jurados que que se distinguiram pela sua prestação e empenhamento no âmbito dos Campeonatos das Profissões. Estes certificados são emitidos pela WorldSkills Internacional sob proposta dos países membros. Este ano foram publicamente reconhecidos:

  • António Serra Neves, da área da Soldadura, de Xabregas;
  • Francisca Sindicq, da área de Cabeleireiros, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Águeda;
  • Joaquim Nogueiro, da área de Eletricidade, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Portalegre;
  • José Azevedo, da área de Eletricidade, do Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto;
  • José Soares da Costa, da área da Refrigeração, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco.

Foram ainda atribuídos certificados de mérito a Alexandre Ferreira, da área de Cozinha, da Escola Hotelaria e Turismo do Douro Lamego; a António Moreira, da área de Cantaria, da empresa Gárgula Gótica, uma das patrocinadoras do WorldSkills Abu Dhabi 2017 e a Manuel Gonçalves, da área de Marcenaria, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga, que não puderam estar presentes na sessão.

Com a presença do Conselho Diretivo do IEFP, dirigentes de serviços regionais e locais, de Centros de Formação Profissional de Gestão Participada, entidades formadoras, familiares de concorrentes, formandos e formadores de centros de formação profissional, este evento foi o corolário de um percurso de sucesso, com reflexo nas palavras de Valadas da Silva, Presidente do IEFP, e de Paulo Feliciano, Vice-Presidente e Delegado Oficial da WorldSkills Portugal, que, para além de reconhecerem o esforço e o mérito da equipa pela prestação neste ciclo, reiteraram a aposta nos campeonatos das profissões como uma das vias privilegiadas para o patamar de excelência que se pretende alcançar com a formação profissional desenvolvida na rede de centros do IEFP.