Carla Ribeiro, um percurso feito de beleza e determinação

O esteticista trabalha, na maior parte dos casos, no setor comercial, oferecendo serviços especializados, tratamentos e conselhos para a pele, cuidados com o corpo, massagem e maquilhagem a clientes individuais. Este profissional tem uma responsabilidade contínua de trabalhar profissional e interactivamente com o cliente. O esteticismo está intimamente associado a outras partes do setor dos serviços, como cabeleireiro, moda e meios de comunicação.

O esteticismo tem um importante papel terapêutico no apoio à auto-estima e confiança do indivíduo, podendo também ajudar a minorar os efeitos de doenças e, eventualmente, maximizar a própria recuperação.

O esteticista trabalha em diversos ambientes, incluindo salões grandes ou pequenos centros de lazer e organizações relacionadas com a saúde. Os serviços e tratamentos especializados oferecidos pelo esteticista dizem respeito ao rosto, corpo, pés, mãos e unhas, podendo especializar-se, por exemplo, em manicura ou pedicura. Independentemente disso, a organização do trabalho e gestão, atitude profissional, atendimento ao cliente e as relações são os atributos universais do esteticista de excelência.

Todas estas componentes da profissão estão bem patentes em contexto de competição, como se pode ver por este vídeo.

 

A concorrente que vai representar Portugal no EuroSkills, Budapeste 2018 é Carla Ribeiro, de 21 anos. Vamos conhecê-la um pouco melhor.

WorldSkills Portugal: Vencer a medalha de ouro no Campeonato Nacional das Profissões mudou a tua vida?

Carla Ribeiro: Mudou muito, muito mesmo! Requer um esforço físico e psicológico muito grande, mas também me deixa mais forte. Fui descobrir forças que não sabia que tinha!  Senti-me muito bem quando recebi a medalha depois do campeonato nacional, mas isso não chega. Há muito trabalho para fazer. Todos os dias olho para aquela medalha e sinto um grande orgulho. É aí que vou buscar forças. Eu quero muito isto. Amo o que faço! Quando me levanto de manhã nunca penso “oh… lá vou eu… “!

 

WorldSkills Portugal: Como tem sido o teu dia a dia?

Carla Ribeiro: Tem sido duro. Treinar, treinar, trabalhar, aprender técnicas novas, ver vídeos, sair da minha área de conforto. Eu tenho um filho de 6 anos e a gestão familiar nem sempre é fácil. Mas a minha família tem grande orgulho em mim. Tenho uma família fantástica!

 

WorldSkills Portugal: Para além desta preparação intensiva, trabalhas no SPA do Grande Real Villa Itália Hotel. Como consegues conciliar tudo?

Carla Ribeiro: No Hotel sempre me apoiaram em tudo. Têm-me ajudado imenso. Entre treino e trabalho estou ocupada todos os dias da semana.

WorldSkills Portugal: Não tens folgas. É caso para dizer que quem corre por gosto não cansa?

Carla Ribeiro: Não é bem assim… cansa, mas o gosto que temos por aquilo que fazemos dá-nos forças para continuar. Quando fazes algo que não gostas arranjas desculpas, quando fazes algo que gostas arranjas tempo.

 

WorldSkills Portugal: Este foi o teu primeiro contacto com os campeonatos das profissões?

Carla Ribeiro: Não. Já tinha tentado passar nas provas de seleção no ciclo anterior, mas na altura estava no 1.º ano de curso e não consegui. Mas acho que tudo tem o seu tempo e o meu chegou agora. Tenho-me apercebido que os campeonatos são uma experiência muito rica. Tenho aprendido tanto! Ganhei uma medalha, mas não acho que seja a melhor. Eu faço as coisas de uma maneira, mas há mais mil formas de as fazermos. E estamos sempre em crescimento. Basta estarmos dispostos a crescer!

 

A Carla em flash

Como nasceu o teu interesse por esta profissão? Desde sempre que esta área me provoca interesse e curiosidade.

Qual é a meta que definiste para a tua participação no Campeonato Europeu das Profissões? Em primeiro lugar quero aproveitar esta oportunidade ao máximo. Espero chegar ao 1.º lugar do pódio e farei tudo para que isso aconteça!

 Que palavra ou palavras usarias para definir os campeonatos das profissões? Oportunidade fantástica. Trabalho.

E a ti, o que te define? Simplicidade, disciplina e muito trabalho. Tudo isto com muita humildade.

 

A Carla conta com uma equipa pluridisciplinar que a tem apoiado nas diversas áreas da estética. Para além de Dina Santos, jurada internacional da profissão e formadora no Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda, integram esta equipa Sheila Paulino, Manuela Soares, Maria João Seelmann e Catarina Estrangeiro, todas elas formadoras em Alcoitão e que distribuíram entre elas as 400 horas de formação específica para o campeonato europeu.

Da esquerda para a direita: Maria João Seelman, Sheila Paulino, Dina Santos, Manuela Soares e Catarina Estrangeiro.

“A minha principal função nesta preparação da Carla é fazer a coordenação da preparação para um nível de competição. A Carla tem uma determinação e uma capacidade de trabalho enorme e com a ajuda da equipa de profissionais fantásticos que a rodeiam só posso esperar o melhor!”, refere Dina Santos. Com a coordenação geral assegurada por Dina, Sheila Paulino assegura a parte da formação avançada de estética de rosto, bem como a maquilhagem, Manuela Soares é responsável pela área de drenagem linfática de rosto e corpo, Catarina Estrangeiro na componente de sugaringnail art, manicura e pedicura e Maria João Seelmann na língua inglesa.

“Tem sido um treino intenso, há dias com 12 horas de trabalho. Conheci a Carla com 17 anos, quando ela veio para o centro fazer o curso de aprendizagem, e é muito gratificante ver a evolução dela. É uma verdadeira lutadora, que trabalha 7 dias por semana e está a cumprir com os objetivos.” diz Sheila Paulino.

Manuela Soares refere que “é muito fácil trabalhar com a Carla. Tem uma capacidade de entrega e de aprendizagem excelente e aceita bem a crítica. Digo sempre que não gosto de ensinar robots e, por isso, gosto que compreendam o que estão a fazer, que deem delas, porque sem o cunho pessoal na massagem as coisas não funcionam. Se não houver entrega e dedicação e não se amar de paixão o que se faz, por muita técnica que possa existir, estará sempre algo em falta. A Carla tem isso tudo.”

Catarina Estrangeiro já conhece a Carla desde os tempos em que foi formanda do curso de aprendizagem: “A Carla foi uma excelente aposta! Destacou-se sempre pelo ritmo de trabalho e pelo perfeccionismo. Mesmo depois de 10 horas de trabalho continua com o mesmo ânimo e vontade!”

Na estética, tal como nas demais áreas, há que dominar bem o inglês técnico de forma a não comprometer o correto entendimento das orientações dos jurados na competição europeia. É esse o papel de Maria João Seelmann, para quem trabalhar com a Carla tem sido muito gratificante devido ao empenhamento demonstrado, mas também compensador do ponto de vista de aquisição de conhecimentos técnicos, uma vez que ela própria teve de pesquisar sobre a terminologia da área para passar esse conhecimento à Carla.

 

Um dos resultados da parceria entre o Centro de Formação e Reabilitação Profissional de Alcoitão e o Grande Real Villa Itália Hotel & Spa foi a contratação, em meados de 2017, de Carla Ribeiro para o SPA desta unidade hoteleira. Esta oportunidade surgiu depois da Carla ter realizado no SPA a componente de formação prática em contexto de trabalho que fazia parte do Curso de Aprendizagem que frequentou em Alcoitão.

A WorldSkills Portugal esteve à conversa com Cristóvão Silva, Diretor do SPA.

WorldSkills Portugal: Como nasceu esta parceria?

Cristóvão Silva: O Grande Real sempre esteve disponível para receber estagiários. Para nós, um estagiário é encarado como um potencial futuro trabalhador. Apesar de serem projetos a longo prazo, porque os estágios são longos, sempre foi um desafio que nos propusemos agarrar porque valorizamos muito esta etapa, nomeadamente, na contratação de recursos humanos.

Faz parte da política da empresa trabalhar com estagiários em várias áreas, não só numa lógica de futuras contratações mas também numa lógica de promoção dos nossos serviços. A maioria dos estagiários que recebemos são pessoas focadas, com vontade de dar continuidade às carreiras nas áreas da hotelaria e restauração e que, se não permanecerem connosco, ficam a conhecer esta unidade hoteleira e a atestar a qualidade dos nossos serviços junto de terceiros.

 

WorldSkills Portugal: Do que observa relativamente ao desempenho dos estagiários que têm recebido, considera que a formação desenvolvida vai ao encontro das vossas necessidades?

Cristóvão Silva: Sim, sem dúvida! No caso da Carla Ribeiro, para além dos conhecimentos técnicos, existe uma grande componente de talento. Mas regra geral, todos eles chegam até nós com uma componente técnica muito boa. Nota-se que sentem necessidade de trabalhar melhor o contacto direto com o cliente. Mas é para isso que cá estamos, para lhes dar essa componente prática.

 

WorldSkills Portugal: Já conhecia a WorldSkills e os Campeonatos das Profissões? O que acha desta iniciativa?

Cristóvão Silva: Nunca tinha ouvido falar dos campeonatos, mas tudo o que dê motivação extra a esta geração, tudo o que se constitua como um elemento motivador é de valorizar. Julgo que iniciativas como esta dão mais visibilidade e credibilidade às profissões, contribuindo para que se deixe de pensar em algumas delas como sendo “filhas de um deus menor”. Todas as profissões importam e todas permitem atingir níveis de desempenho excecional.

 

WorldSkills Portugal: O Grande Real tem feito alguma promoção do facto de ter uma colaboradora que foi campeã nacional na profissão de esteticismo?

Cristóvão Silva: Sim, houve publicidade interna, até porque os outros colaboradores começaram a manifestar curiosidade pelo percurso da Carla. Contudo, essa publicidade tem sido feita com moderação. Por um lado, não queremos colocar ainda mais pressão na Carla e por outro não queremos minimizar o percurso e desempenho dos outros colaboradores. Mas naturalmente que, junto de alguns clientes, por vezes comentamos que a Carla é uma campeã nacional!

Ser chefe da Carla é um motivo de orgulho. Toda a equipa se uniu em torno dela e da vitória no campeonato nacional e, quer o Diretor-Geral, quer o Diretor de Recursos Humanos, lhe deram os parabéns pessoalmente. Pelo envolvimento de todos, de toda a equipa, é legítimo dizer que todos estamos de parabéns. Juntámo-nos todos em volta de uma causa em que acreditamos.

 

WorldSkills Portugal: Como tem sido gerir os horários de trabalho com o treino que a Carla está a fazer para o Campeonato Europeu?

Cristóvão Silva: A gestão de uma unidade hoteleira é mais complexa nesta época alta, com mais clientes. E é por isso cada um dá um pouco mais de si para compensar os momentos em que a Carla está em preparação. Daqui a uns tempos vamos olhar para estes meses com um sorriso no rosto e com a consciência de que ajudámos e apoiámos em tudo o que foi possível.

Toda a gente compreendeu e viu o importante que era esta oportunidade para a Carla. E ela quer muito esta participação no campeonato, mas também quer manter o seu posto de trabalho e por isso nunca perdeu responsabilidade. Pelo contrário, tem reforçado o empenhamento de dia para dia e isso é de louvar!

O Grande Real Villa Itália Hotel & Spa, é um hotel de 5 estrelas em Cascais que abriu portas em 2007 como o ex-libris da cadeia Hotéis Real, uma cadeia totalmente portuguesa já com 9 unidades. Com um ambiente onde o clássico e o contemporâneo se fundem num só cenário, o Grande Real Villa Itália Hotel & Spa resulta da recuperação das antigas casas do último Rei de Itália – Humberto II, que veio exilado para Portugal na 2.ª Guerra Mundial. Esta zona era chamada Vila Itália por esse motivo. O hotel quis dar continuidade à tradição e manteve o nome.
O SPA onde a Carla trabalha tem 1.000 m2 e é uma das mais valias do hotel, atraindo muitos clientes.

 

A Carla Ribeiro começou o seu percurso no Centro de Formação e de Reabilitação Profissional de Alcoitão. Na visita que fizemos ao Centro, falámos com o Diretor, José Fraga, sobre a Carla e a forma como está a decorrer a preparação para o campeonato.

 

WorldSkills Portugal: Quais são as mais valias para este centro de formação ter uma formanda como a Carla, uma campeã nacional que vai representar Portugal em Budapeste, no campeonato europeu das profissões?

José Fraga: É uma grande mais valia para Alcoitão e para toda a equipa. A Carla fez um curso de aprendizagem e destacou-se logo durante a formação. A principal mais valia é a visibilidade que é dada ao centro e que dignifica a qualidade da formação ministrada. Para além disso, a Carla é um exemplo para todos os jovens que estão em formação, seja em que curso for.

WorldSkills Portugal: Como tem sido a parceria com o Grande Real Villa Itália Hotel, onde a Carla trabalha?

José Fraga: Não é a primeira vez que temos parceria com este hotel. Vários formandos nossos já lá realizaram a componente de formação prática que integra os cursos de aprendizagem. Foi assim que a Carla lá chegou.  Aliás, a Carla já é a segunda medalhada nos campeonatos, na área da Estética, que ficou a trabalhar no hotel. 

 

WorldSkills Portugal: Esta é a 1.ª vez que Alcoitão participa num campeonato internacional. Como estão a encarar este desafio?

José Fraga: As expetativas são boas. Sabemos que é um ambiente muito competitivo, mas conhecendo a Carla, achamos que pode obter um bom resultado. Temos noção de que a preparação tem sido cansativa. Ela tem de gerir o trabalho, a formação e a componente familiar. Mas ela tem muita força de vontade e é combativa. Interessa-se a fundo pelo que lhe é transmitido e sabe onde pode chegar.

Apesar de ser a 1.ª vez que participamos numa fase internacional, na fase nacional temos vindo a intensificar a nossa participação, com um número crescente de jovens. O facto de termos obtido bons resultados funciona como um fator de atratividade acrescida para a formação.

No passado tínhamos poucas turmas de aprendizagem, logo, tínhamos menos jovens. Mas estas competições acabam por promover a formação. Neste momento já participamos em área como estética, mecatrónica, cabeleireiros e motociclos. Podemos mesmos dizer que os campeonatos são uma ferramenta eficaz para combater algum estigma que ainda existe relativamente à formação profissional.

 

WorldSkills Portugal: Quer deixar uma mensagem para a Carla?

José Fraga: Ela não precisa de grandes mensagens de incentivo! É ela quem nos transmite esse incentivo!

 

A equipa que acredita na Carla e que lhe tem dado apoio neste percurso foi recentemente enriquecida por Inês Franco, maquilhadora profissional. Desde o início da sua carreira que Inês trabalha em televisão, publicidade, fotografia e outros eventos. Hoje em dia, entre muitas outras atividades, é editora de beleza da Revista Cristina, e responsável pela maquilhagem e cabelos da Cristina Ferreira no Daily Cristina.

Foi no seu atelier de maquilhagem no Lx Factory, que recebeu a Carla Ribeiro para uma conversa de motivação e partilha de técnicas, tendo ficado a promessa da realização de um workshop específico de maquilhagem antes da partida para Budapeste.

A Carla Ribeiro junta-se a mais 14 jovens esteticistas que se revelaram as melhores nos seus países: Áustria, Bélgica, Chipre, Finlândia, França, Hungria, Itália, Holanda, Noruega, Rússia, Espanha, Suécia, Chipre e Reino Unido.