A WorldSkills reuniu os seus membros em Amsterdão

Os jovens campeões que participaram no Champions Forum

Os jovens estiveram no centro das atenções na Assembleia Geral e na Conferência da WorldSkills que se realizou em Amsterdão de 14 a 19 de outubro.

A Assembleia Geral é a reunião anual dos países membros da WorldSkills, Parceiros Globais e Campeões. Incluídos nos eventos da Assembleia Geral estão ainda as reuniões do Comité Estratégico e do Comité Técnico, o WorldSkills Champions Forum e uma conferência de dois dias.

Jos de Goey, da WorldSkills Holanda, quis garantir que os jovens de todo o mundo tivessem uma voz ativa na conferência, com o objetivo de Uniting for Youth e sempre com o lema Skills Change Lifes bem presente em todas as sessões.

Esta semana foi uma oportunidade para os jovens contarem as suas próprias histórias e para os delegados dos vários países membros os escutarem e se prepararem para o futuro do mercado de trabalho, que está a passar por mudanças rápidas em todos os sectores de atividade” afirmou Jos de Goey.

Um dos pontos fortes da WorldSkills é que reunimos jovens de todo o mundo. Os nossos concorrentes aprendem uns com os outros e isso é uma ajuda valiosa para a compreensão global. Foi sobre isso que se falou ao longo desta desta semana.”

Esta foi a primeira vez que a Holanda recebeu uma Assembleia Geral da WorldSkills contando com mais de 500 delegados, oradores e stakeholders do governo e da indústria de 79 países e regiões membros desta organização.

No âmbito da Assembleia, para além das questões de natureza estratégica e técnica sujeitas à votação e aprovação dos membros, tiveram destaque:

  • aprovação do ingresso de 2 novos países como membros da WorldSkills, Bangladesh (79.º membro) e Polónia (80.º membro);
  • apresentação do orçamento e aprovação de contas da WSI, relativo ao ano de 2017;
  • aprovação da constituição do Worldskills Experts Faculty (Fórum Sénior dos Experts) – esta será uma parte importante da estrutura organizacional da WorldSkills, oferecendo oportunidades para que antigos Experts se envolvam em projetos e permaneçam ativos nas comunidades da WorldSkills;
  • ponto de situação do desenvolvimento do museu da WorldSkills International, financiado pela China (lugar onde ficará o museu). Este museu tem a infraestrutura em desenvolvimento e os países membros foram convidados a doar algumas peças históricas que possam enriquecer o referido museu;
  • ponto de situação dos trabalhos preparatórios do próximo Campeonato do Mundo das Profissões, WorldSkills kazan 2019;
  • aprovação da organização da Assembleia-Geral de 2020, na cidade de Dublim (Irlanda);
  • apresentação da intenção da candidatura à organização do WorldSkills 2023 por parte do Japão e da França;
  • apresentação da nova imagem da WorldSkills (mais simples, percetível e vocacionada para o público-alvo: isto é, os jovens), com três mensagens-chave:
    • INSPIRAR: por via da promoção, organização e desenvolvimento dos campeonatos das profissões
    • DESENVOLVER: desenvolvimento e aperfeiçoamento dos sistema de educação-formação e construção de carreiras profissionais
    • INFLUÊNCIAR: Pesquisa, desenvolvimento e cooperação internacional

A WorldSkills Portugal fez-se representar nesta Assembleia, assegurando presença nos vários comités, tendo reforçado a sua posição como um dos países que defende a formação profissional como uma das vias mais eficazes para combater o desemprego jovem e promover o crescimento económico e a competitividade das empresas.

Os participantes na reunião do Comité Técnico onde estiveram presentes os Delegados Técnico e Delegado Técnico Assistente da WorldSkills Portugal (Carlos Fonseca e Carlos Diogo, respetivamente)