Portugal conquista 8.ª posição no Campeonato Europeu das Profissões

Os portugueses destacam-se cada vez mais no contexto internacional e nas mais variadas áreas. A área da educação e formação profissional não é exceção a esta regra, onde jovens profissionais dão cartas dentro e fora do país.

19 desses jovens, com idades compreendidas entre os 17 e os 22 anos, integraram a seleção que representou Portugal no Campeonato Europeu das Profissões –  EuroSkills 2018 que se realizou, de 2 a 7 de setembro, na capital da Hungria e foram publicamente reconhecidos no dia 11 de dezembro, numa sessão que contou com a presença do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.

A Medalha de Excelência que foi conquistada em 6 das profissões em que Portugal concorreu.

Concorrentes, jurados, formadores, entidades formadoras e demais intervenientes num percurso que teve início em 2017, no apuramento para o Campeonato Nacional das Profissões | SkillsPortugal, Beja – Alentejo 2018, foram homenageados pelo alto nível de desempenho que têm demonstrado até aqui.

Entregaram os certificados e as medalhas o Secretário de Estado do Emprego, o Presidente do IEFP, o Vice-presidente do IEFP (que é também o Delegado Oficial da WorldSkills Portugal) e o Diretor do CEPRA e Presidente do Comité de Ética da WorldSkills Internacional. A foto regista o momento da entrega do certificado e medalha à equipa de Tecnologia Automóvel, onde Daniel Stelmach obteve também o título de “Best of the nation”.

Esta equipa, composta por jovens e formadores de excelência são os responsáveis por um feito que deve ser reconhecido e partilhado.” referiu o Presidente do IEFP, António Valadas da Silva, na abertura da sessão. “No campeonato europeu mais exigente e participado de sempre, e onde as médias de desempenho dos cerca de 600 jovens participantes estiveram todas a um nível muito elevado, a seleção Portuguesa teve um resultado de excelência, tendo ficado na 8.ª posição entre 28 países europeus. Isto significa um salto de 12 posições face ao último campeonato europeu! Tendo obtido uma média de 700 pontos, 60% da equipa que aqui está regressou a Portugal com medalhas! Isto é uma participação de excelência!

Numa uma sessão em que o palco foi dado aos jovens, todos eles tiveram a oportunidade de “desmistificar”, com as suas próprias palavras, o conteúdo funcional das suas profissões usando, para o efeito uma peça, ferramenta ou equipamento que as caracterizasse.

A equipa que vai representar Portugal no Campeonato do Mundo das Profissões.

Falaram ainda sobre o “orgulho”, a “honra”, o “privilégio” e o “prazer” de irem representar Portugal no Campeonato do Mundo das Profissões, que se vai realizar em agosto de 2019 em Kazan, na Rússia, e cuja preparação já está a decorrer. Portugal vai participar em 12 profissões com 14 concorrentes no maior campeonato mundial dos quase 70 anos de história da WorldSkills.

No encerramento da sessão, o Secretário de Estado do Emprego, sublinhou o orgulho nesta equipa e num resultado que coloca Portugal a par de países com sistemas de educação e formação profissional muito sedimentados, como sejam, por exemplo, a Alemanha, a Inglaterra, a Holanda ou a Finlândia. Nos votos de sucesso para o Campeonato do Mundo, Miguel Cabrita salientou que, independentemente do resultado, a participação, por si só, já se constitui com uma verdadeira conquista e um indiscutível garante da qualidade da formação profissional desenvolvida por Portugal, através dos seus diferentes operadores.

Miguel Cabrita, Secretário de Estado do Emprego no encerramento da sessão

Recordamos o resultado da participação portuguesa no Campeonato Europeu das Profissões:

3 medalhas de BRONZE

  • Rui Carvalho na profissão de CNC (CENFIM)
  • Francisco Campos na profissão de Refrigeração e Ar Condicionado (CENFIM)
  • Cleiton Lima e Pedro Pereira na profissão de Robótica Móvel (CINEL)

6 medalhas de EXCELÊNCIA (*)

  • Francisco Alves na profissão de CAD (CENFIM)
  • Rui Martins na profissão de Controlo Industrial (CENFIM)
  • José Franco e Paulo Ferreira na profissão de Gestão de Redes Informáticas (ENTA – Açores)
  • Daniel Stelmach na profissão de Mecatrónica Automóvel (CEPRA)
  • Sónia Caetano e Pedro Simões na profissão de Mecatrónica Industrial (CENFIM)
  • Beatriz Soares e Bruno Feliciano na profissão de Tecnologias da Moda (MODATEX)

(*) as medalhas de excelência são atribuídas aos concorrentes cuja pontuação global é igual ou superior a 700 pontos.

Notas:

  • Rui Martins, de Fresagem CNC, recebeu ainda o Certificado do 1.º lugar que conquistou no Campeonato Nacional das Profissões Francês;
  • Daniel Stelmach, de Tecnologia Automóvel, somou à medalha de excelência, a medalha de “Best of the Nation” por ter sido foi o concorrente português com a melhor pontuação em Budapeste;
  • Carla Ribeiro, de Estética, foi presenteada com uma Bolsa de Mérito atribuída pela Câmara Municipal de Cascais.

Veja o vídeo com o resumo da sessão no Canal de YouTube da WorldSkills Portugal.