De 3 a 21 de junho decorre o período de pré-inscrição para todas as entidades que pretendem participar no próximo campeonato nacional das profissões.
De 9 a 14 de fevereiro de 2020, a cidade de Setúbal vai ser a anfitriã do 44.º Campeonato Nacional das Profissões | SkillsPortugal, Setúbal 2020. Os jovens medalhados na etapa nacional poderão vir a representar Portugal na 7.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em setembro de 2020 em Graz (Áustria) e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Xangai (China) em setembro de 2021.
Podem inscrever‐se nesta fase:
– Centros de Gestão Direta/Instituto do Emprego e Formação Profissional;
– Centros de Gestão Participada;
– Escolas Profissionais;
– Escolas Secundárias;
– Escolas de Hotelaria e Turismo/Turismo de Portugal;
– Politécnicos;
– Universidades;
– Empresas;
– Outras entidades formadoras.
O registo das entidades é obrigatório para a participação no campeonato das profissões ‐ incluindo a fase de pré‐seleção, a decorrer no período de 23 de setembro a 4 de outubro, para as 46 profissões a concurso, tendo como objetivo apoiar as entidades formadoras inscritas a selecionar o seu melhor concorrente em cada profissão e respetivo apuramento para a fase regional.
Nesta fase o registo visa somente a inscrição das entidades participantes e a sinalização das profissões onde pretendem participar, cuja lista e idades de acesso constam na Nota Informativa n.º 1/2019 (cuja leitura se recomenda antes de proceder à inscrição), sendo efetuado através da plataforma SIGSKILLS.
Nesta edição do campeonato das profissões o POCH vai abrir candidaturas para financiar a participação de entidades que ministrem cursos no âmbito do ensino profissional, abrangendo escolas profissionais privadas e as escolas públicas. Este financiamento, para a participação na fase regional dos campeonatos das profissões, terá um montante máximo de € 5.000 (custo total ou seja 4.250€ de FSE).
Serão elegíveis escolas que ministrem cursos em pelo menos uma das 3 regiões elegíveis ao Programa Operacional (Norte, Centro e Alentejo), podendo, no entanto, ter sede numa região não elegível, desde que tenham ministrado cursos profissionais numa dessas regiões em, pelo menos, um dos últimos 3 anos letivos.
As entidades apoiadas que vierem a ter alunos ou ex-alunos apurados para as fases subsequentes destes campeonatos – Campeonato Nacional, Europa e finalmente o Campeonato do Mundo – poderão igualmente vir a ter apoio do POCH para esse efeito, mediante avisos específicos de abertura de candidaturas a publicar oportunamente após o apuramento dos resultados finais em cada uma das fases.
A aprovação da candidatura está condicionada à inscrição, participação na fase de pré-seleção e seleção para a fase regional.