One School, One Country, uma experiência para além da competição

Um dia antes da competição iniciar, representantes das equipas nacionais dos países membros da WorldSkills Internacional visitaram um conjunto de escolas em Kazan no âmbito do projeto One School – One Country (OSOC).

A WorldSkills International implementou o projeto OSOC em 2007. O objetivo é incentivar o intercâmbio cultural entre países, melhorar a orientação profissional no país anfitrião e promover a formação profissional. Este ano, o projeto envolve 58 instituições educativas no distrito de Kazan e Laishevo, na República do Tartaristão.

Temos a certeza de que o One School – One Country vai ser uma experiência inesquecível para todos os que nela participam. Em primeiro lugar, os jovens vão vivenciar uma atmosfera de amizade e, em segundo lugar, aprenderão muitas coisas novas sobre o desenvolvimento da formação profissional noutros países”, diz Simon Bartley, presidente da WorldSkills International. “O projeto de intercâmbio OSOC não é apenas um evento cultural. Tentamos mostrar aos alunos das escolas russas como aqueles que são apenas alguns anos mais velhos que eles agarraram a oportunidade de aprender com os melhores mentores, demonstrar o seu nível profissional e ganhar títulos de campeões.”

O projeto One School – One Country cumpre uma missão muito importante de consciencialização junto dos estudantes russos, chamando a atenção para as profissões altamente qualificadas que estão em falta na Rússia e noutros países”, refere o executivo do WorldSkills Kazan 2019, Emil Gubaydullin. “Os jovens aprendem sobre as oportunidades de futuro oferecidas pela formação e como estas podem transformar as suas vida. Além disso, a formação profissional e as competências unem comunidades e jovens profissionais em todo o mundo.”

A equipa portuguesa não foi exceção e visitou o Gymnasyum 7, uma escola piloto de excelência em Kazan, com inúmeros prémios conquistados em múltiplas áreas. Os jovens portugueses foram recebidos com calor pela comunidade da escola, com música e danças tradicionais, para além de um pequeno almoço típico da região de Kazan. Alunos com idades entre os 6 e os 18 anos, apresentaram os projetos em que trabalham e ouviram os nossos concorrentes falar sobre si, sobre a região onde vivem e explicar o que fazem nas suas profissões.

A visita terminou com uma uma partida de futebol amigavel entre os dois paises.