A 45.ª edição do Campeonato do Mundo das Profissões inicia numa festa de cor, música e energia 

­Foi com uma explosão de cor, música e energia, que a 45.ª Competição da WorldSkills começou na Rússia. Equipas de 63 países e mais de 1.300 concorrentes desfilaram pela Arena de Kazan, para dar início à cerimónia, num deslumbrante cenário de milhares de bastões de luz, coloridos e sincronizados, acenados por um público entusiasmado.

Foto: WorldSkills

Entre os espectadores estava o primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Medvedev e Simon Bartley, o Presidente da WorldSkills.

Temos grandes expectativas para os próximos dias e essa expectativa cresceu ainda mais depois desta maravilhosa cerimónia de abertura e com a visão de todos aqueles jovens que carregam as bandeiras de tantas nações, mas também as esperanças da sua geração.” “O que eles demostram, e o que nós dizemos, alto e a bom som, é que as competências mudam vidas, que podem transformar sociedades e economias e trazer prosperidade e estabilidade a todos os continentes do mundo.” disse Simon Bartley.

No seu discurso, Medvedev referiu que “É a primeira vez que a Rússia recebe um campeonato mundial das profissões, e estamos muito orgulhosos disso”. “A WorldSkills é agora muito mais do que apenas um concurso de jovens. De facto, transformou-se numa competição para o futuro, formando uma plataforma multicultural internacional e diversificada onde os participantes podem trabalhar, competir e comunicar.”

Como é tradição, as seleções nacionais entraram por ordem alfabética, com a Rússia, como país anfitrião, a encerrar a Parada das Nações.

Dezenas de bailarinos vestidos com fatos alusivos às mais diversas profissões, agitaram as 63 bandeiras dos países participantes, e fizeram uma atuação brilhante num palco circular, envolvendo todos os espetadores.

Foi uma noite de surpresas, incluindo a aparição de Sophia, o robô humano mais sofisticado do mundo, e do seu criador, David Hanson. A cerimónia incluiu, ainda, a atuação de alguns dos artistas russos mais conhecidos, acompanhados por cerca de 300 dançarinos.

A equipa portuguesa subiu à Arena com a esperança estampada no rosto e com a certeza de que estão aqui para dar o seu melhor nos 4 dias de provas que se seguem.

O album com as fotografias da cerimónia pode ser visto neste link e o video com os principais momentos esta disponível aqui.

Foto: WorldSkills