Missão: Graz 2021

O Serviço de Formação do Porto foi, mais uma vez, o anfitrião da seleção nacional das profissões. Entre 30 de agosto e 3 de setembro decorreu o último dos 4 estágios para a participação no Campeonato Europeu das Profissões, o EuroSkills Graz 2021.

Em linha com os estágios anteriores no que respeita a rotinas, protocolos, exigência e rigor, esta semana focou-se essencialmente em reforçar o perfil competitivo dos concorrentes e definir a estratégia de competição em Graz.

No que respeita ao perfil competitivo, passou por identificar as forças e as fraquezas (as mais e as menos determinantes) e promover a inteligência competitiva pelo (re)conhecimento das respetivas aptidões e conhecimentos. Para o efeito, foram trabalhadas questões de atitude, disciplina e de consolidação do conhecimento das regras – aspetos chave na gestão de opções em contexto de competição.

O reforço de competências críticas esteve sempre presente ao longo da semana. Estamos a falar de Planeamento; Gestão da Energia; Gestão do Tempo e Decisão.

A estratégia de treino desta semana pode, assim, ser resumida numa palavra: Afinar. Afinar a componente técnica e afinar a componente comportamental.

O campeonato europeu das profissões realiza-se de 22 a 26 de setembro e Portugal vai participar com 18 concorrentes em 15 profissões:

Nome Profissão Entidade Formadora
João Pedro Ferreira Mecatrónica (prova em equipa de 2) CENFIM – Torres Vedras
Rodrigo Costa
João Paulo Teixeira CAD CENFIM – Ermesinde
João Dinis Ferreira Fresagem CNC IEFP – Águeda
Pedro Ribeiro Soldadura ATEC – Palmela
José Perry Eletrónica CINEL – Lisboa
Edgar Monteiro Controlo Industrial CENFIM – Trofa
Pedro Cunha Marcenaria CFPIMM
Jéssica Bastos Cabeleireiro IEFP – Rio Meão
Seomara Cabrita Estética IEFP – Barlavento
Beatriz Julião Tecnologias da Moda (prova em equipa de 2) MODATEX – Lisboa / Porto
Niuka Oliveira
Samuel dos Santos Cozinha INSIGNARE – Associação de Ensino e Formação
Benedita Rua Serviço de Mesa e Bar EHT do Douro-Lamego
Hugo Geraldo Refrigeração e Climatização CENFIM – Porto
Messias Rodrigues Gestão de Redes Informáticas (prova em equipa de 2) ENTA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores
Alexandre Rangel
Bruno Reis Desenho Gráfico IEFP – Coimbra

 

A comitiva portuguesa integra, ainda, 21 jurados (8 dos quais com funções de presidentes de júri/presidentes de júri assistentes) em 21 profissões.