Foi com um espetáculo de música, dança, bandeiras e energia que o WorldSkills Lyon 2024, a maior competição de profissões do mundo, foi oficialmente inaugurado.
Pessoas de todo o mundo uniram-se para celebrar o poder das competências. 1.400 jovens de quase 70 países e regiões foram recebidos na comunidade WorldSkills numa enorme e inesquecível Cerimónia de Abertura para marcar a abertura oficial do WorldSkills Lyon 2024.
Mais de 12.000 pessoas encheram a prestigiada LDLC Arena em Lyon, enquanto milhares de pessoas de todo o mundo assistiram à transmissão ao vivo. Para quem lá esteve, e para quem participou, o dia 10 de setembro de 2024 tornou-se uma noite a recordar por muito tempo.
O momento inicial da cerimónia foi uma homenagem a Lyon, com os artistas vestidos com as cores da cidade, a dar as boas-vindas a todos.
O WorldSkills Champions Trust, um grupo de ex-concorrentes da WorldSkills, subiu ao palco com a bandeira da WorldSkills. Entre eles, o nosso campeão mundial de Desenho Industrial – CAD, João Teixeira (o primeiro português a integrar este coletivo de campeões).
Com as bandeiras nacionais erguidas, a arena encheu-se de cor, barulho e a energia de 1.400 jovens enquanto os concorrentes deste ano seguiam, literalmente, os passos do Champions Trust.
A Parada das Nações é um momento ansiosamente aguardado em qualquer competição da WorldSkills e esta noite, em Lyon, as equipas de cada país imprimiram um tom vibrante e inspirador enquanto desfilavam. Cada país e região teve seu momento para brilhar, com o público a apoiar todos, sem exceção. Foi quando a equipa do último país se sentou que se percebeu a diversidade e a força da comunidade WorldSkills.
Portugal vibrou na passagem da nossa seleção pelo palco da Arena, com os nossos 13 concorrentes a deixar um rasto de vermelho e verde.
Luzes de laser deram as boas-vindas aos concorrentes já sentados e todos desfrutaram de uma performance impressionante centrada no tema “Humans and the power of Skills”.
Max Roche, presidente do WorldSkills Lyon 2024, subiu ao palco para dar as boas-vindas aos convidados e falou dos quatro valores da WorldSkills – Excelência, Generosidade, Abertura e Unidade: “Acreditamos que tudo é possível com competência. Esta competição tem tudo a ver com partilha – partilha de competências, de conhecimento, de felicidade, de sucesso. Queremos dar as boas-vindas a todos, não importa de onde venham.”
A representante do WorldSkills Champion Trust da França, Cloé Lemaréchal, liderou o caminho, quando três concorrentes e três jurados subiram ao palco para fazer o juramento da WorldSkills, em nome de todos os concorrentes e jurados. O Juramento é uma tradição importante em que os participantes se comprometem a defender os valores de uma Competição da WorldSkills.
Chris Humphries, presidente da WorldSkills, e Shweta Ratanpura, representante do WorldSkills Champions Trust para a Ásia, dividiram o palco para fazer um discurso de abertura conjunto. Shweta competiu no WorldSkills Kazan 2019, em Design Gráfico, e foi a primeira mulher indiana a levar para casa uma medalha da WorldSkills.
No seu discurso, encorajou os concorrentes a aproveitar este momento para brilhar no palco global: “Peço que assumam o compromisso de retribuir esta experiência no futuro. Aproveitem todas as vantagens e oportunidades que receberam e tornem o movimento WorldSkills ainda mais forte. Deixem a vossa marca e busquem a excelência em tudo o que fizerem.”
Chris aproveitou a oportunidade para reconhecer o trabalho árduo e a dedicação de cada pessoa envolvida nos preparativos para o WorldSkills Lyon 2024: “Somos gratos ao Governo da República Francesa, à WorldSkills France, à cidade de Lyon, à Metrópole de Lyon e, claro, à WorldSkills Lyon 2024, por também acreditarem na nossa missão. Obrigado aos nossos patrocinadores e parceiros globais, incluindo o nosso apoiante oficial, a Samsung, pelo seu apoio inabalável. Aos membros da WorldSkills, jurados e colegas que trabalham na política, indústria, educação e formação. Acreditarem nas competências é vital para a força da nossa comunidade.”
Chris não podia deixar de lembrar ao público que estamos aqui para celebrar os jovens com competências e ambição para construir grandes coisas: “Seja qual for o país de onde venhamos, por mais diferentes que tenham sido as nossas jornadas para chegar aqui, cada um de vocês tem a ambição de imaginar um caminho melhor a seguir e a determinação de nos conduzir a um planeta mais seguro, equitativo e sustentável”.
Foi depois destas palavras que os holofotes se voltaram para Emmanuel Macron, presidente da França, que declarou oficialmente aberta a 47.ª Competição da WorldSkills. E com isso, a WorldSkills Lyon 2024 estava em curso!
No final da cerimónia, a Chefe de Gabinete do Secretário de Estado do Trabalho e o Presidente do IEFP, dirigiram palavras de confiança aos jurados portugueses. A WorldSkills Lyon 2024 começa hoje na Eurexpo Lyon e decorre até 15 de setembro, com a Cerimónia de Encerramento e a entrega de medalhas no Estádio Groupama.
Assista ao vídeo com os melhores momentos da cerimónia de abertura