Inicio das celebrações dos 75 anos da WorldSkills com cerimónia de abertura em Lisboa

A Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa, foi palco esta segunda-feira, dia 4 de novembro, da cerimónia de abertura da Edição Comemorativa dos 75 anos da WorldSkills, um evento que assinala as origens do maior movimento mundial de valorização da formação profissional.

Apresentada por Fátima Lopes, embaixadora da WorldSkills Portugal, a sessão reuniu responsáveis institucionais, antigos concorrentes, jurados, formadores, parceiros e as comitivas de Portugal e Espanha, os dois países que protagonizaram, em 1950, a primeira competição internacional de profissões.

Nas boas-vindas, Fátima Lopes lembrou a evolução histórica das competências profissionais e o papel que desempenham “no desenvolvimento pessoal, social e económico”, sublinhando que valorizar a formação profissional “é valorizar as pessoas, as empresas e o país”.

Um regresso às origens, com os olhos postos no futuro

Durante toda a semana, vão ser recriadas as seis profissões dessa primeira edição, agora adaptadas à realidade tecnológica de 2025. O modelo híbrido da competição — presencial e online — ilustra a transformação e modernização contínua do movimento WorldSkills.

A sessão iniciou-se com o discurso de boas-vindas do Diretor da Escola, Professor José Sendão. Foi precisamente nesta escola que Portugal organizou, em 1964, o único Campeonato do Mundo das Profissões realizado no país. Um regresso à casa onde a história aconteceu, agora com o olhar firmemente colocado no futuro da formação profissional.

As delegações portuguesa e espanhola foram chamadas ao palco, com intervenções de representantes de ambas, simbolizando a ligação que deu início ao percurso global que hoje envolve dezenas de países e milhões de jovens em todo o mundo.

Seguiu-se a intervenção do Secretário de Estado Adjunto e do Trabalho, Adriano Moreira, que sublinhou o papel estratégico da qualificação profissional e das profissões técnicas no desenvolvimento económico do país, reforçando o compromisso do Governo com o investimento nas competências dos jovens.

Sendo este um evento com a chancela da WorldSkills Internacional, não podia deixar de contar com uma mensagem muito especial de David Hoey, CEO da WorldSkills International, que destacou o compromisso de Portugal com a excelência profissional.

A WorldSkills Champions Trust esteve também representada por Narmeen Almarzooqi, que deu voz à comunidade mundial de ex-concorrentes empenhados em inspirar novas gerações.

A Delegada Técnica da WorldSkills Portugal, Ana Elisa Santos, reforçou em palco que esta celebração “não é apenas de Portugal e Espanha; é de todos os 89 membros da WorldSkills”, afirmando que cada campeonato realizado é a maior montra mundial da formação profissional.

Reconhecimento e compromisso com a excelência

Num dos vários momentos emotivos da cerimónia, foram entregues Certificados de Mérito a pessoas que se distinguiram ao longo de diversas competições internacionais, numa homenagem à sua dedicação, ao talento e ao impacto de quem tem ajudado a fortalecer o movimento em Portugal.

Foi ainda realizada a leitura do Juramento da WorldSkills, proferido por concorrentes e jurados de ambos os países, reafirmando os valores de ética, justiça e espírito competitivo.

A cerimónia encerrou com o discurso do Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, Domingos Lopes, que afirmou que todo o investimento feito nos Campeonatos das Profissões é um investimento com retorno, contribuindo para o futuro do país e para a construção de novas oportunidades para os jovens.

Domingos Lopes agradeceu, ainda, à escola anfitriã, na pessoa do seu Diretor, Professor José Sendão, à WorldSkills Internacional, à WorldSkills Portugal e aos parceiros e patrocinadores, cujo apoio “aproxima a formação profissional das necessidades reais do mercado de trabalho”.

Até 8 de novembro, a Escola Secundária Marquês de Pombal acolhe provas, visitas e uma programação paralela de conhecimento e reflexão: seis Talks, abertas ao público e transmitidas em streaming no site da Edição Comemorativa.