Campeonatos das Profissões
O QUE SÃO OS CAMPEONATOS DAS PROFISSÕES?
São competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).
Com estes Campeonatos, que se pretendem amplamente participados, visa-se aferir a eficácia da formação profissional ministrada pelos diferentes operadores, e, simultaneamente, induzir fatores de crescente qualidade, inovação e criatividade nos processos de ensino-aprendizagem.
Os Campeonatos têm lugar de 2 em 2 anos e reúnem os classificados com as melhores pontuações na fase de pré-seleção, que disputam entre si o título de campeão nacional em cada profissão.
Os campeões da fase nacional candidatam-se a uma participação nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões, organizados, respetivamente, pela WorldSkills Europe e pela WorldSkills International.
COMO COMEÇARAM OS CAMPEONATOS DAS PROFISSÕES?
O conceito dos Campeonatos das Profissões remonta ao ano de 1950, quando se disputaram, em Madrid, os primeiros Campeonatos Internacionais das Profissões entre Portugal e Espanha, no qual participaram 24 concorrentes, 12 de cada país, distribuídos por 12 profissões. Esta iniciativa inédita conduziu, ainda na década de 50, à criação de uma organização, atualmente designada por WorldSkills International (www.worldskills.org), assente em pressupostos de cooperação, partilha de boas práticas e promoção da importância das competências profissionais no desenvolvimento socioeconómico dos países.
QUE OBJETIVOS SE PRETENDEM ATINGIR COM ESTAS COMPETIÇÕES?
- Estimular os jovens para a obtenção de uma qualificação profissional e para a importância da manutenção de padrões de excelência no desempenho profissional;
- Valorizar o estatuto social das profissões e da formação profissional, favorecendo o reconhecimento das vias profissionalizantes como alternativas de sucesso para a inserção na vida ativa;
- Promover novas profissões de base tecnológica, estratégicas para o desenvolvimento da economia, designadamente em áreas de bens e serviços transacionáveis;
- Contribuir para o desenvolvimento de um ambiente de negócios competitivo, através do aperfeiçoamento de métodos e técnicas de organização e de execução do trabalho;
- Desenvolver os valores da qualidade, da criatividade, da autonomia e do trabalho em equipa;
- Dinamizar o intercâmbio científico e tecnológico, mas também social e cultural, entre os jovens técnicos de formação, operadores de formação, empresas e restantes entidades envolvidas;
- Avaliar a qualidade da formação e contribuir para o debate e reflexão sobre a qualificação profissional e consequente interação entre o ensino profissional, ensino tecnológico, formação profissional e mercado de trabalho;
- Estimular o ajustamento entre as qualificações e o mercado de emprego, proporcionando às empresas a oportunidade de participarem ativamente na formação profissional, através da oferta de formação em contexto de trabalho, e de recrutarem jovens profissionais de excelência;
- Divulgar a oferta formativa nacional junto a públicos em fase de decisão vocacional;
- Sensibilizar os jovens, famílias, empresários e população ativa em geral (empregados ou desempregados) para a importância da formação como fator de aprendizagem ao longo da vida, de desenvolvimento pessoal, de promoção da inovação, de crescimento económico e coesão social;
- Aumentar a notoriedade de Portugal nos mercados externos através da representação dos melhores profissionais portugueses nas competições internacionais da WorldSkills International (WSI) e da EuroSkills (WSE).