ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS DAS PROFISSÕES
JANEIRO DE 2026
O Regulamento dos Campeonatos das Profissões – WorldSkills Portugal foi atualizado para responder à experiência recente dos campeonatos, à escuta das entidades envolvidas e aos desafios de sustentabilidade, equidade e qualidade do evento.
As alterações agora em vigor introduzem maior inclusão dos jovens, com a redução da idade mínima de participação, reforçam a representação regional, ajustam o número de concorrentes e de profissões em competição e tornam a participação mais acessível, com as despesas dos packages de participação totalmente asseguradas pelo IEFP.
Estas alterações trazem, também, mais flexibilidade e autonomia às regiões, simplificando fases como a pré-seleção e redesenhando a Fase Regional para melhor se adaptar às realidades locais, sem comprometer o rigor técnico.
Clarifica-se, ainda, o modelo de categorização das profissões, ajusta-se o sistema de prémios e medalhas e reforça-se a valorização do título de Campeão Nacional, com um novo modelo de preparação e seleção para competições internacionais.
Estas mudanças representam um passo decisivo na modernização dos Campeonatos das Profissões, tornando-os mais justos, mais eficientes e mais alinhados com o sistema de educação e formação em Portugal.
O documento com as alterações ao Regulamento pode ser consultado no link abaixo:
ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS DAS PROFISSÕES
Estas alterações encontram-se em vigor e serão, entretanto, introduzidas na nova versão do Regulamento, a publicar em breve.
REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS DAS PROFISSÕES
Decorridos 4 anos de vigência do normativo que regula a realização dos campeonatos, considera-se ser o momento para proceder a uma alteração do respetivo articulado, de forma a adaptá-lo à evolução na intervenção da WorldSkills Portugal, conferindo-se maior destaque aos resultados a alcançar no âmbito da valorização do estatuto social das profissões e da qualidade da formação profissional.
Neste sentido, o regulamento dos campeonatos agora publicado, estabelece o alargamento do envolvimento da sociedade civil no âmbito dos campeonatos das profissões, o incremento da qualidade do campeonato nacional e da representação nacional nas competições internacionais, o reforço da vertente de marketing e comunicação e o incremento da qualidade e excelência da formação profissional, através da capacitação técnica de formadores e de outros agentes de educação/formação, desenvolvimento de standards/referenciais de competências e de outros instrumentos de inegável qualidade técnico pedagógica, considerando os padrões internacionalmente estabelecidos.
O Regulamento entra em vigor à data da sua publicação.
Pode aceder/fazer o download aqui: Regulamento dos Campeonatos das Profissões – outubro 2023

