Faltam cerca de 6 meses para o Campeonato Mundial das Profissões, WorldSkills Kazan 2019 e, naquela cidade da República do Tartaristão, este mega evento de formação profissional começa a ganhar forma.
De 21 a 27 de janeiro decorreu a Semana de Preparação (Competition Preparation Week), que é uma das etapas chave na preparação de um campeonato mundial. 6 meses antes da grande competição, a WorldSkills Internacional e a organização anfitriã do campeonato, WorldSkills Rússia, reúnem todas as equipas das profissões a concurso – presidentes de júri, jurados, chefes de oficina, skills advisors, skill competition managers – bem como delegados técnicos e outros elementos dos vários países membros.
Uma das paragens obrigatórias nesta semana foi o Centro de Exposições Internacional – Kazan Expo, onde vai decorrer a competição. As comitivas internacionais tiveram oportunidade de conhecer as infraestruturas e os serviços e de avaliar as refeições que vão estar disponíveis para os participantes em agosto. Esta visita permite, assim, a introdução atempada de ajustamentos e de melhorias com base nas opiniões e sugestões recebidas.
O centro de exposições está localizado num terreno de 75,8 hectares, perto do Aeroporto Internacional de Kazan. Esta proximidade ao Aeroporto Internacional de Kazan e à WorldSkills Village, onde os concorrentes e jurados ficarão alojados, garante acessos fáceis e rápidos ao local da competição.
Construído para o WorldSkills Kazan 2019, este centro de exposições será o maior da Região Federal do Volga. Com três salas de exposição ligadas ao aeroporto e à estação Aeroexpress por uma ponte aérea aquecida, inclui, ainda, uma sala de conferências projetada para 3000 visitantes e 35 salões ajustáveis com capacidade para 30 a 500 pessoas.
A 45.ª edição do campeonato do mundo das profissões, e a 1.ª realizada na Rússia, vai receber mais 1 600 jovens profissionais representando mais de 60 países e regiões que competirão em 56 profissões. São ainda esperados mais de 250 000 visitantes.
O movimento WorldSkills Rússia abrange atualmente 85 regiões russas e é um dos principais projetos no âmbito da formação de recursos humanos naquele país. A confirmar a importância conferida à WorldSkills, a abertura da Semana de Preparação foi assegurada pelo Primeiro Ministro Adjunto e Ministro da Educação e Ciência da República do Tartaristão, que marcou ainda presença noutros momentos ao longo da semana.
Portugal vai participar nesta 45.ª edição da WorldSkills com 14 jovens que vão dar o seu melhor em 12 profissões e que serão acompanhados por 14 jurados.
Nesta Semana de Preparação a comitiva portuguesa integrou, para além dos representantes técnicos da WorldSkills Portugal, o Presidente de Júri na profissão de Robótica, Vasco Vaz, o Skill Competition Manager na profissão de CAD, Dário Pinto e o Skill Advisor, Jorge Maurício.
Já Carlos Fonseca, Delegado Técnico da WorldSkills Portugal, foi designado pelo Comité Técnico da WorldSkills Internacional, para integrar a equipa de peritos de avaliação de performance da organização do campeonato nos aspetos ligados à segurança ocupacional.
Portugal continua assim a somar pontos no reconhecimento internacional, o que, nas palavras de Carlos Fonseca “Permite adquirir e consolidar um know-how altamente especializado que não se esgota nestes cargos. É notório que os nossos jurados internacionais ganham terreno e visibilidade de competição para competição. Isto, para além de nos elevar a fasquia nessas competições, contribui para elevar a qualidade do nosso próprio Campeonato Nacional e, naturalmente, da formação por eles ministrada nas suas entidades formadoras.”
Foram muitas horas de trabalho minucioso, que resultaram em dezenas de relatórios de progresso, em dezenas de listas de equipamento revistas e atualizadas, mas acima de tudo na consolidação da certeza de que, em agosto, estarão criadas todas as condições para que este campeonato seja o maior da história da WorldSkills Internacional.
Este é o resumo em imagens (ao clicar vai ser redirecionado para o YouTube).