A equipa que vai representar Portugal no Campeonato Europeu das Profissões, EuroSkills Budapeste 2018 entrou em estágio no Serviço de Formação Profissional do Porto.
De 1 a 6 de julho, 20 concorrentes e os respetivos jurados e preparadores estão em regime de internato numa preparação intensiva para a competição europeia que decorre no próximo mês de setembro na cidade húngara de Budapeste.
No Serviço de Formação Profissional do Porto foram criados e adaptados 17 postos de trabalho para as profissões em que Portugal concorre.
Depois de um 1.º dia dedicado à receção da equipa, sessões de dinâmicas de grupo para concorrentes, reuniões e formação obrigatória para todos os jurados internacionais, os concorrentes terão, ao longo dos dias seguintes, de fazer a adaptação ao posto de trabalho e executar as provas desenvolvidas com base nos descritivos técnicos da WorldSkills Internacional. Todas as provas serão objeto de avaliação rigorosa pelos jurados simulando o mais fielmente possível a pressão, as etapas e os procedimentos observados em contexto de uma competição europeia.
Como tem vindo a ser prática, esta semana de preparação conta com convidados internacionais, desta vez em 3 profissões – Tecnologia Automóvel, Serviço de Restaurante e Bar (ambas da Bélgica) e Estética (da Rússia). Com estes concorrentes e jurados de outros países, também eles participantes no EuroSkills Budapeste 2018, a WorldSkills Portugal pretende estimular a competição, uma vez que, ao contrário das restantes profissões, em que os jovens portugueses realizam a prova sozinhos, nestas é possível criar um ambiente de partilha e concorrência saudáveis potenciadoras de melhores desempenhos.
Mas a preparação vai para além da competência técnica associada a cada profissão. Todos os dias os concorrentes dedicarão os primeiros momentos da manhã ao exercício físico, reservando o final do dia para exercícios de treino mental para a competição europeia.