Estamos a 59 dias do Campeonato do Mundo das Profissões. São dias cruciais na preparação daquele que é o maior evento mundial na área da educação e formação.
Portugal vai competir em 12 profissões com 14 jovens, que representam a excelência da qualificação nas respetivas áreas. São elas Mecatrónica Industrial; CAD; CNC; Soldadura; Controlo Industrial; Robótica Móvel; Estética; Tecnologias da Moda; Tecnologia Automóvel; Cozinha; Refrigeração e Ar Condicionado e Gestão de Redes. Para além destas profissões em competição, Portugal vai ainda marcar presença em 2 provas paralelas ao WorldSkills Kazan 2019. Trata-se do Future Skills, onde estaremos representados na profissão de Operações com Drones e do Junior Skills, com a profissão de Serviço de Restaurante e Bar.
De 23 a 28 de junho cumpre-se uma das principais etapas do plano de preparação para este campeonato. A segunda semana de estágio decorre no Serviço de Formação Profissional do Seixal e foi assumida, pela organização da WorldSkills Portugal, como de maior importância para posicionar a seleção portuguesa face ao objetivo definido para o mundial.
A opção pelo Seixal, depois da realização da primeira semana de estágio em Tomar, decorre de uma estratégia assumida com vista à disseminação alargada do ambiente de competição e de excelência gerado à volta dos campeonatos das profissões.
Para além desta componente de partilha e enriquecimento técnico, a organização e a Direção do Centro de Emprego e Formação Profissional do Seixal sublinham o envolvimento das forças vivas da região. Esta semana vai contar com o apoio das Câmaras Municipais do Seixal e de Sesimbra, não só na divulgação do estágio e da participação portuguesa no campeonato do mundo, mas também na organização dos programas sociais dos jurados e dos concorrentes.
Na sessão de abertura do estágio, o Vereador da Câmara Municipal de Sesimbra, Sérgio Marcelino, destacou a importância da formação profissional para o desenvolvimento socioeconómico da região, manifestando a disponibilidade da autarquia para este tipo de parcerias que devem ser valorizadas.
Carlos Fonseca, Delegado Técnico da WorldSkills Portugal partilhou os objetivos exigentes que foram definidos pela organização: “Esta é uma semana que se pretende de rigor e de exigência absolutos. Há que procurar a superação na realização das provas, e para isso, os jurados desempenham o papel mais importante. Para isso, há que deixar sangue, suor e lágrimas neste Serviço de Formação. Foi este o pedido que fiz aos jurados, que sejam tão exigentes com os seus concorrentes como vão ser os jurados internacionais que os vão avaliar em Kazan no próximo mês de agosto.”