A seleção nacional das profissões realiza o segundo estágio para o EuroSkills, Graz 2021

Está dado o pontapé de saída para a 2.ª semana de estágio da seleção nacional das profissões. Ao longo de 5 dias, 17 jovens que fazem parte da equipa que vai representar Portugal no Campeonato Europeu das Profissões, EuroSkills Graz 2021, acompanhados dos  respetivos jurados, preparadores e formadores, vão cumprir uma semana de treinos intensivos, num ambiente que reproduz uma competição europeia.

A sessão de abertura contou com a presença do Sub-Delegado Regional do Norte, José Pedro Machado, que, na qualidade de anfitrião, deu as boas-vindas à equipa, do Vice-Presidente do IEFP e Delegado Oficial da WorldSkills Portugal, António Leite e de Carlos Fonseca, Delegado Técnico da WorldSkills Portugal.

Carlos Fonseca, começou por destacar e agradecer o trabalho do Serviço de Formação Profissional do Porto, que, nos últimos tempos, tem vindo a acolher os estágios de preparação para os campeonatos internacionais. Como objetivos, Carlos Fonseca definiu o aumento da  exigência no treino, de forma a chegar ao final da semana com uma estratégia renovada de preparação. Aspetos como o trabalho em equipa, a busca pela excelência e a resiliência estiveram em destaque nas palavras do Delegado Técnico: “Depois de termos estado juntos pela última vez há 7 meses, este estágio vem comprovar a resiliência desta equipa e o espírito que demonstra bem a sua capacidade para serem verdadeiros embaixadores de Portugal.”

Estamos aqui, porque resistimos. Porque acreditámos que era possível.” Foi com estas palavras que o Delegado Oficial da WorldSkills Portugal, António Leite, se dirigiu à equipa no início da sua intervenção. “A esperança é o que nos move, mas uma esperança baseada na certeza de que o que acontecer é o resultado do nosso trabalho.” Para António Leite, o campeonato europeu vai ser uma montra do melhor que Portugal possui e reforçou os votos de confiança numa equipa que integra os melhores nas profissões a concurso e que está a dar o seu melhor numa área que é fundamental para o crescimento do país.

Para além das reuniões com jurados, preparadores e formadores, e das sessões de treino mental com os concorrentes, o primeiro dia vai ser dedicado à montagem, preparação e adaptação ao espaço de trabalho de cada profissão.