Foi uma semana de provas em tudo idêntica a um campeonato.
Concorrentes, jurados e organização da WorldSkills Portugal cumpriram um horário rigoroso e planeado ao segundo de forma a preparar a mente e o corpo destes “atletas” para a competição de setembro.
“Foram dias de riso, choro e suor. Sem rede, tal como acontece nas competições internacionais.” Palavras de Carlos Fonseca, Delegado Técnico da WorldSkills Portugal na reunião de encerramento onde também se deu a palavra aos concorrentes e jurados.
Cada vez mais estas semanas de preparação assumem um papel de relevo, não só na preparação e consolidação das equipas, mas também pelo facto de serem uma oportunidade única para reunir jurados de todo o país, incluindo ilhas.
Pela 1.ª vez nestas semanas de preparação a equipa contou com uma nova figura, os preparadores. São eles que, nas entidades formadoras de origem dos concorrentes, acompanham os treinos diários, fazendo a ponte entre estes e os jurados internacionais. Outra figura que marcou presença foi a dos Skills Advisors, cuja função é dar apoio técnico à equipa de gestão dos campeonatos e aos jurados, nomeadamente ao nível de questões relacionadas com a conceção, o desenvolvimento e a implementação da competição, entre os quais, aspetos de avaliação que se revestem da maior importância.
Esta oportunidade não passou ao lado da organização, que promoveu várias formações, reuniões técnicas e uma sessão de trabalho presidida por Paulo Feliciano, Vice-Presidente do IEFP e Delegado Oficial da WorldSkills Portugal, com o objetivo de promover uma reflexão alargada sobre o regulamento da WorldSkills Portugal. Paulo Feliciano sublinhou, ainda, o papel que os jurados internacionais assumem na promoção da qualidade da formação desenvolvida pelos vários operadores, trazendo para Portugal aprendizagens, novas técnicas, métodos e procedimentos nas mais diversas áreas de formação e que permitem uma maior e melhor aproximação às necessidades identificadas pela indústria.
A presença de 3 equipas estrangeiras, nas profissões de Estética, Serviço de Restaurante Bar e Tecnologia Automóvel, contribuiu para promover a competitividade e a partilha de técnicas entre concorrentes e jurados. Este intercâmbio tem vindo a dar frutos e irá ter continuidade no futuro.
Com as provas concluídas na manhã de 5.ª feira, houve ainda tempo para um programa social com os concorrentes enquanto os jurados fecharam avaliações.
O último dia foi reservado para dinâmicas de grupo, reuniões de trabalho e conclusões, que apontam para uma equipa focada nos objetivos que se propôs atingir, mas ciente da necessidade de aumentar a exigência dos treinos com o objetivo de melhorar desempenhos e agilizar os tempos de execução das diversas provas.
No início de setembro, a equipa volta a reunir para a 2.ª e última semana de preparação antes do EuroSkills Budapeste 2018, que se realiza de 25 a 29 de setembro.