A WorldSkills Portugal tem o orgulho de endossar formalmente o HeForShe – um movimento de solidariedade pela igualdade de género, liderado pelas Nações Unidas. A WorldSkills Portugal junta-se, assim, aos seus colegas membros da WorldSkills em todo o mundo, no apoio a este impulso vital para a igualdade de género na educação/formação profissional e no acesso ao emprego qualificado.
“O dia 8 de março assinala o Dia Internacional da MULHER que se constitui como uma espécie de homenagem ao que, socialmente, representam: mãe, esposa, companheira, amiga, mas também pretende enaltecer as suas características de lutadoras, conciliadoras e de formiguinhas que são capazes de dar resposta a uma miríade de tarefas, tantas vezes invisíveis e não valorizadas e de fazer o impossível acontecer, para espanto de muitos!” refere Conceição Matos, Diretora do Departamento de Formação Profissional do IEFP.
“Hoje, rasgando pesadas heranças que, infelizmente, ainda impendem sobre si, as mulheres têm vindo a assumir cada vez mais papéis de destaque quer ao nível social, quer político e profissional. Neste domínio o seu reconhecimento está muito dependente da sua capacidade de afirmação e das qualificações que detém. Se para um homem é, historicamente, mais fácil aceder a determinados lugares ou cargos, as mulheres rapidamente perceberam que para o conseguirem teriam que estudar, formar-se e qualificar-se. E esse tem sido o caminho certo. Só pela via do conhecimento e das competências poderemos ser verdadeiramente competitivas e isso permite-nos ser reconhecidas, valorizadas nos nossos plenos direitos de paridade. Talvez porque somos mais persistentes, porque lutamos por aquilo em que acreditamos, somos as que menos abandonamos a escola, somos as que detemos mais títulos de nível superior. Mas isso só não basta. É preciso oportunidades e as oportunidades também se constroem. Por isso, a minha mensagem é a de que acreditem em vós e continuem a valorizar-se pela força das competências.”
Como um movimento global que promove o acesso à formação profissional, a WorldSkills acredita que as competências e as profissões não têm género e que está na hora de erradicar a desigualdade no local de trabalho.
Uma análise recente do Fórum Económico Mundial mostrou que existem lacunas consideráveis entre o acesso de mulheres e homens a recursos económicos e oportunidades. O grau dessas desigualdades varia de país para país, mas onde quer que vivam, as mulheres ganham consistentemente menos, têm menos empregos e desempenham papéis menos importantes do que os homens.
HeForShe é uma campanha global que foi lançada pela ONU Women com o objetivo de envolver homens e rapazes, para que quebrem o silêncio e levantem as suas vozes, em suma, para que também eles ajam em prol da promoção da igualdade de género.
A luta para acabar com a desigualdade de género no acesso a educação/formação e emprego faz parte da agenda dos futuros eventos da WorldSkills, incluindo o próximo campeonato do mundo, que será realizado em Abu Dhabi em outubro deste ano. Quem quiser, em nome individual, subscrever o compromisso HeForShe pode fazê-lo no site da campanha.