A WorldSkills Portugal aposta na preparação dos concorrentes

1.ª semana de preparação para o Campeonato do Mundo das Profissões, WorldSkills Abu Dhabi 2017


Foi de 29 de maio a 2 de junho que a equipa que vai representar Portugal no Campeonato do Mundo das Profissões, realizou a 1.ª de duas semanas de treino para o WorldSkills Abu Dhabi 2017. Concorrentes, jurados e organização reuniram-se no Serviço de Formação Profissional do Porto onde, ao longo de 5 dias, se viveu intensamente o espírito dos campeonatos das profissões.

A instalação de 14 postos de trabalho, correspondentes a 14 das 15 profissões que Portugal vai levar a Abu Dhabi, permitiu que os concorrentes executassem as provas com base nos standards da WorldSkills Internacional, com tempos cronometrados e com a supervisão e avaliação permanente dos jurados.

Carlos Fonseca, Delegado Técnico da WorldSkills Portugal, sublinha o contributo do Centro de Emprego e Formação do Porto, sem o qual esta semana não teria sido possível: “O que se pretendia era reproduzir, o mais fielmente possível, o layout de um campeonato, para 14 profissões, com necessidades e especificidades distintas. Foi isto que pedimos ao Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto. O resultado foi muito para além daquilo que esperávamos. Toda a equipa deste centro está de parabéns pelo trabalho desenvolvido e a prova disso são as centenas de visitantes que passaram por este espaço nos dias em que as provas estiveram abertas ao público. Este é o nosso objetivo. Promover a WorldSkills Portugal e a excelente formação e os excelentes profissionais que temos no nosso país. E se pudermos aliar esta promoção ao treino dos concorrentes, estamos lá! Cumprimos!”

Pela primeira vez adotou-se um modelo de treino em regime de internato: “O facto de estarmos todos juntos ao longo de uma semana permitiu gerir esta preparação de uma forma muito mais eficaz, mas acima de tudo, permitiu obter resultados a todos os níveis”, refere Carlos Diogo, Delegado Técnico Assistente. “Não só ao nível do desempenho técnico, mas também ao nível do reforço da confiança entre concorrentes e jurados e do fortalecimento da autoestima e do espírito de equipa. Numa competição internacional, quando estamos longe de casa e da nossa zona de conforto, estes aspetos podem fazer a diferença na atitude de um concorrente, mas também dos jurados. Somos uma equipa e nesta semana crescemos mais enquanto tal.”

Dando continuidade ao intercâmbio internacional, esta semana contou com a participação de 2 países membros da WorldSkills.  A Espanha (Skills Spain) participou na profissão de Pintura Automóvel, com uma concorrente e um jurado, e a Rússia (WorldSkills Russia) integrou a profissão de Serviço de Restaurante e Bar, igualmente com uma concorrente e uma jurada, contribuindo para que o treino dos concorrentes nestas profissões assumisse um caráter verdadeiramente competitivo.

Este tipo de preparação marca uma evolução na estratégia da WorldSkills Portugal, num momento em que esta estrutura ganha mais destaque na orgânica do Instituto do Emprego e Formação Profissional, como uma via privilegiada de promoção da qualidade da formação profissional desenvolvida em Portugal.

A organização destaca, ainda, as parcerias que ajudaram a tornar esta semana uma realidade e que contribuíram para a levar para além das portas do Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto. “A comunicação assume para a WorldSkills Portugal um papel essencial. Temos a noção de que ainda existem muitos jovens, entidades formadoras e empresas que desconhecem os campeonatos das profissões e as suas grandes mais-valias. Estamos a trabalhar para chegar a estes públicos, para que a WorldSkills Portugal seja percecionada como uma referência de qualidade para a formação profissional”. “Exemplo disso é a parceria que que estabelecemos com o CENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, que nos acompanhou ao longo de grande parte desta semana, recolhendo vídeos e testemunhos e mais algumas surpresas que iremos desvendar ao longo das próximas semanas nas nossas redes sociais.”

Disponível, e acessível no link abaixo, encontra-se já uma das peças realizadas pelo CENJOR, com o resumo de um dos dias de treino.