Adiamento das competições internacionais da WorldSkills

2021 nomeado o Ano da Inovação

A WorldSkills Internacional anunciou o adiamento, por um ano, do Campeonato do Mundo das Profissões, WorldSkills Shanghai 2021, devido à pandemia COVID-19.

Ao longo de 2020, a WorldSkills Internacional tem vindo a articular e colaborar estreitamente com os seus membros, promovendo uma série de reuniões onde foram equacionados todos os cenários possíveis em torno da gestão e mitigação de riscos relacionados com a data de realização do Campeonato Mundial.

Foi nessa sequência, e no pressuposto de que uma decisão rápida e clara é a melhor para todas as partes interessadas, permitindo mais certezas e um melhor planeamento e gestão para os próximos 12-24 meses, que o adiamento foi decidido, após votação de todos os países membros.

Em termos de calendário, estas serão as datas a reter:
• O Campeonato Europeu das Profissões, EuroSkills Graz, realizar-se-á em setembro de 2021
• A 46.ª Competição da WorldSkills, o WorldSkills Shangai, deverá realizar-se entre setembro e novembro de 2022

Os nossos concorrentes representam as qualificações que têm sido essenciais na resposta global à pandemia, demonstrando, sem dúvida, que as competências mudam vidas”, disse Chris Humphries, presidente da WorldSkills Internacional. “Estamos gratos pelo apoio da WorldSkills China e da WorldSkills França que trabalharam em estreita colaboração com a WorldSkills Internacional para alcançar o que todos acreditamos ser a melhor solução para preservar a integridade e o espírito da competição.”

Na generalidade dos casos, as competições locais e nacionais dos membros da WorldSkills foram suspensas ao longo de 2020, atrasando a seleção e a preparação das equipas para participar no WorldSkills Shanghai 2021. Por todo o mundo já se começou a planear e a organizar competições alternativas e programas de treino a distância para dar continuidade ao trabalho de incentivo aos jovens aquando da opção que fizeram pela via da educação e formação profissional.

Acreditamos, mais do que nunca, que as competências e os jovens nos conduzirão no caminho da recuperação económica global e da prosperidade”, disse David Hoey, CEO da WorldSkills Internacional. “Juntamente com os nossos membros e parceiros globais, vamos capitalizar os próximos 12 meses para reforçar a ligação aos jovens por via de uma série de programas estimulantes e inovadores, que vão tornar 2021 no ano da inovação.”

Esta mensagem de esperança e confiança no futuro ficou registada num pequeno vídeo, onde o CEO e o Presidente da WorldSkills Internacional, nos falam sobre a importância acrescida das qualificações num mundo pós-pandemia. Se é certo que a COVID-19 virou o mundo do avesso, ainda é mais certo que as competências e as qualificações continuarão a ser os pilares de sustentação do futuro.

Contrariamente a muitos dos outros países membros, Portugal, na sequência do Campeonato Nacional, Setúbal 2020, já tem a sua equipa constituída. É com ela que a WorldSkills vai trabalhar, de forma empenhada e comprometida, com base num plano de treino a desenvolver em conjunto com as entidades formadoras.

O IEFP/WorldSkills Portugal mantém, assim, todo o empenhamento na participação em ambas as competições internacionais: “Estamos certos de que estes adiamentos não se irão traduzir em falta de ânimo, mas sim, reverter a nosso favor no quadro de uma preparação, que apesar de ter de assumir contornos diferentes, tem condições temporais e técnicas para chegarmos às vésperas dos Campeonatos com uma equipa altamente qualificada e habilitada para representar o melhor do futuro de Portugal perante a Europa e o Mundo”, refere António Leite, Vice-Presidente do IEFP e Delegado Oficial da WorldSkills Portugal.