Um conjunto de atividades e eventos reuniu a comunidade WorldSkills de 24 a 29 de setembro, em Dublin, na Assembleia Geral da WorldSkills 2023.
Foi uma semana de reuniões estratégicas e discussões sob o tema “Together, we are WorldSkills”, refletindo a unidade dentro do movimento WorldSkills, enquanto foi dada a oportunidade, a todos os participantes, de vivenciar a hospitalidade irlandesa.
Um dos pontos altos da agenda, e que mobilizou nas últimas semanas o IEFP/WorldSkills Portugal, foi a apresentação da candidatura à organização da Assembleia Geral de 2025.
Costa Rica, Croácia, Jamaica e Portugal. Foram 4 os países que aceitaram o desafio da WorldSkills e avançaram com a apresentação de uma candidatura à organização da próxima Assembleia Geral da WorldSkills Internacional.
Após 2 votações em que Portugal ficou à frente dos outros 3 países candidatos, mas sem maioria, a última votação determinou a vitória da Croácia com 27 pontos. Portugal ficou apenas a 3 votos de ganhar, totalizando 24 votos.
A WorldSkills Internacional, nomeadamente o CEO, David Hoey, assim como os outros países membros, felicitaram a equipa portuguesa pela excelente candidatura e apresentação.
A equipa da WorldSkills Portugal não esteve sozinha na representação nacional. Em Dublin esteve também João Teixeira, na qualidade de membro do WorldSkills International Champions Trust. João, campeão da Europa e do Mundo na profissão de Desenho Industrial – CAD, depois da sua participação no EuroSkills Graz 2021 e no WorldSkills 2022 Special Edition, é o primeiro jovem português a integrar este coletivo de campeões da WorldSkills a nível internacional.
O planeamento do próximo Campeonato Mundial das Profissões, WorldSkills Lyon 2024 foi uma prioridade nas reuniões, com o Comité Organizador a definir três dos seus principais objetivos:
- Inspirar os jovens para exercerem as suas profissões com orgulho e excelência;
- Criar uma experiência de visitante inovadora, centrada em atividades e programas que atraiam mais jovens para as vias profissionalizantes;
- Priorizar a sustentabilidade, as responsabilidades sociais e ambientais.
Foi dado grande ênfase à importância de monitorizar e reportar o impacto da competição, e de continuar a otimizar e evoluir o evento para ser eficiente e sustentável.
As principais discussões foram sobre como as profissões do futuro serão selecionadas para garantir que o portfólio de competências permanece atualizado e capaz de responder às necessidades da indústria, das empresas e das entidades empregadoras, que evoluem mais rápido do que nunca.
A semana incluiu uma sessão sobre Equidade, Diversidade e Inclusão, liderada pelo grupo de consultoria de EDI, The Unmistakables, que promoveram vários momentos de discussão com vista à identificação de estratégias para o trabalho contínuo na integração dos princípios de EDI no movimento WorldSkills.
Mais de metade dos Parceiros Globais (patrocinadores) da WorldSkills estiveram presentes em Dublin, enriquecendo a sessão com as suas perspetivas sobre as futuras exigências relativamente a mão de obra qualificada.
Nesta Assembleia Geral de 2023 foi também ratificada a entrada do mais novo membro da WorldSkills, o Quirguistão, contando agora esta organização com 86 membros.
Na primeira Assembleia Geral após o último campeonato do mundo, este acontecimento não podia ficar de fora. Cada um dos anfitriões da edição especial do WorldSkills Competition 2022 e o parceiro Samsung foram reconhecidos pelas suas contribuições excecionais para a realização do evento, organizado em apenas 3 meses, após o cancelamento do WorldSkills Shanghai.
Foi alcançado um marco histórico na criação da WorldSkills Africa, com o pré-lançamento da plataforma regional para promover as competências para o desenvolvimento de África.
Como habitualmente, foram ainda reconhecidos jurados e outras pessoas dos vários países participantes, cuja dedicação à WorldSkills contribuiu para que este movimento continue a crescer e a inspirar pessoas.
A próxima Assembleia Geral terá lugar na antiga cidade de Dubrovnik, na Croácia, em 2025.