O Campeonato Europeu das Profissões, EuroSkills Budapeste 2018 abriu hoje as suas portas. Milhares de visitantes circulam pelos mais de 100.000 metros quadrados onde 512 concorrentes vão, ao longo dos próximos 3 dias, mostrar as suas competências em 40 profissões.
Ontem a Arena de Budapeste acolheu uma cerimónia de abertura cheia de luz, cor e movimento. O Presidente da Câmara de Comércio e Indústria, a Presidente da WorldSkills Europe e o Primeiro-ministro da Hungria deram as boas vindas aos concorrentes, jurados e comitivas dos países participantes em discursos que sublinharam a importância das qualificações para uma Europa próspera e competitiva. “A Europa só pode crescer se formarmos bons profissionais. Sem jovens não há futuro e nós temos de assegurar um futuro a esses jovens.” referiu Dita Traidas, Presidente da WorldSkills Europe. Também o Primeiro-ministro reforçou o papel determinante dos jovens “Nós confiamos no empenhamento da nova geração, vocês são o futuro da Europa”.
A cerimónia contou com a já habitual Parada das Nações, onde todos os concorrentes subiram ao palco, terminando com a atuação de uma banda de renome húngara.
A comitiva portuguesa, composta por 19 jovens e 19 jurados acredita num bom desempenho e entrou no primeiro dia de provas com confiança.