Como se prepara um Campeonato Mundial de Profissões – WorldSkills Abu Dhabi 2017

A contagem decrescente para a maior celebração do mundo da excelência na educação e formação profissionais arrancou esta semana na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi.

Pela 1.ª vez, o Médio Oriente vai acolher um Campeonato do Mundo das Profissões – WorldSkills, na sua 44.ª edição, que se realiza de 14 a 19 de outubro deste ano. Um acontecimento que é a prova de como as profissões impulsionam o progresso e a prosperidade.

WorldSkills Abu Dhabi 2017 vai ser o culminar de anos de planeamento. Num dos maiores e mais complexos eventos que se realizarão no Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi (ADNEC), é uma oportunidade sem precedentes para os jovens dos Emirados Árabes Unidos e da região demonstrarem a sua dedicação às competências e às profissões.

O desvendar do véu da competição, a Semana de Preparação para a Competição (CPW), decorreu de 27 a 31 de janeiro e atraiu mais de 400 participantes de mais de 50 países e regiões membros da WorldSkills para Abu Dhabi. Através de reuniões, seminários e visitas, todos ficaram com a noção exata do que o WorldSkills Abu Dhabi 2017 trará para a região, e o que isso significará para uma nova geração de empreendedores e líderes de pensamento.

Ali Al Marzouqi, presidente da EmiratesSkills, entidade anfitriã do WorldSkills Abu Dhabi 2017, disse que o evento terá um impacto verdadeiramente especial. “Estou com a WorldSkills desde o evento de 2003 em St. Gallen, na Suíça – um campeonato em que participei como jurado e de que muito gostei na altura. E agora estou muito feliz por ter todos envolvidos na nossa capital, Abu Dhabi, em 2017. É um privilégio acolher a Semana de Preparação da Competição em Abu Dhabi e, claro, ter o WorldSkills aqui é como um sonho para nós “.

O principal objetivo para nós, em Abu Dhabi, é elevar o perfil da educação e formação profissionais”, disse Al Marzouqi. “[Queremos] aumentar o nível de desempenho neste país, e queremos que os pais/as famílias e os concorrentes entendam como é importante alcançar níveis mais elevados de qualificação, principalmente na preparação para a era pós-petróleo. Queremos preparar as pessoas para trabalharem em qualquer uma destas profissões.”

Al Marzouqi também vê o WorldSkills Abu Dhabi 2017 como uma plataforma para promover Abu Dhabi no mundo. “Como uma cidade de destino, queremos que os delegados saibam o quão grande este país é, com as suas excelentes estruturas e surpreendente variedade.”

E para nós, esta competição tem um cunho especial porque é a primeira vez que o WorldSkills estará no Médio Oriente. Convidámos muita gente de toda a região para que realmente entendam o que é o movimento WorldSkills. Porque para saber o que é a competição tem que se ver ao vivo”.

O local onde vai decorrer o campeonato, o Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi, é o maior recinto de exposições no Médio Oriente com 73.000 metros quadrados. Acolhe mais de 100 eventos todos os anos, com cerca de 1,8 milhões de visitantes. Segundo Al Marzouqi, é o local ideal para uma competição com alcance e relevância globais.


“[O] Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi está no centro de Abu Dhabi, de modo que os visitantes podem chegar à maioria dos locais em 25 minutos“, disse Al Marzouqi.” Tem uma estrutura inacreditável e é cercado por vários hotéis, tornando-o perfeito para os delegados visitantes, especialistas e outros. É definitivamente um local de cinco estrelas, o que reforça a nossa convicção de que este campeonato vai ser o melhor de sempre.”

Naturalmente que uma competição da escala e abrangência do WorldSkills exige preparações complexas. Como Andrew Murfitt, chefe do departamento técnico para WorldSkills Abu Dhabi 2017, explica, montar este evento é uma proeza hercúlea, que implica quase 3 anos de preparação.

Isto porque há muito equipamento e material necessários para a competição e, na necessidade de serem desenhados ou criados de raiz, precisamos de negociar com os diversos intervenientes e ver o que é passível de ser cedido. Há muito trabalho de base a fazer antes de um evento como este e antes de se poder começar a construir o espaço/layouts. E é isto aquilo em que consiste a Semana de Preparação da Competição – permite-nos questionarmo-nos sobre o que precisamos para cada uma das 51 profissões em concurso, até à última porca, cavilha e parafuso, até ao último saco de farinha, ou até ao último produto para o cabelo – em suma, tudo o que é preciso para fazer o campeonato acontecer.”

Este trabalho de pormenor exaustivo requer um exército de pessoas com um vasto conjunto de competências e conhecimentos, e por esse motivo, esses profissionais receberam um reconhecimento público na CPW, nas palavras de David Hoey, o CEO da WorldSkills International: “Para os nossos Presidentes de Júri, Chefes de Oficina, Gerentes de Profissões, um sincero obrigado. Sabemos que a maioria de vós faz isto para além do vosso trabalho diário, e muitas vezes esta atividade é subestimada. Entendemos e reconhecemos que a WorldSkills tem crescido muito na última década, e que são os heróis desconhecidos como vocês que estão a trabalhar para fazer a competição acontecer. É isso que tem aumentado o nosso valor de marca e as nossas premissas de negociação com os diferentes stakeholders em todo o mundo.”

Mais de 1.300 concorrentes e um número idêntico de especialistas estão inscritos para o WorldSkills Abu Dhabi 2017. 60 países membros estarão representados na competição e nas cerimónias de abertura e encerramento no DU Arena. Até agora, as profissões com mais concorrentes são Cozinha (44 concorrentes) e Mecatrónica (39).

Portugal vai participar no WorldSkills Abu Dhabi 2017 com 16 concorrentes em 14 profissões, apurados na última edição do Campeonato Nacional das Profissões – Coimbra 2016. Dos 16, 13 estiveram presentes no Campeonato Europeu – EuroSkills 2016.

 

A WorldSkills Portugal esteve representada nesta CPW pelos seus Delegado Técnico e Delegado Técnico Assistente, Armando Carvalho e Carlos Diogo, respetivamente e pela responsável de marketing e comunicação, Sandra Bernardo.

Acompanhe todos os desenvolvimentos aqui, na nossa página de Facebook ou no Instagram.

[Texto adaptado e fotos de WorldSkills Internacional]