O Cabeleireiro é o profissional que procede à lavagem de cabelos, efetua cortes e penteados utilizando técnicas específicas de embelezamento/tratamento de cabelos de senhoras homens e crianças, trabalhos técnicos de coloração, descoloração, permanente e desfrizagem, aplica cabeleiras e postiços e procede ao corte da barba com navalha em salões de cabeleireiro, institutos de beleza e estabelecimentos similares.
E num campeonato mundial? Como é uma prova de cabeleireiro? Aceda ao link para ver o vídeo no YouTube.
O concorrente nesta profissão é Daniel Moniz, de 19 anos, que frequenta o curso de aprendizagem de Cabeleireiro no Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra. Foi lá que o encontrámos, a fazer o que mais gosta.
WorldSkills Portugal: O que sentiste quando soubeste que tinhas conquistado a medalha de ouro no campeonato nacional?
Daniel Moniz: Fiquei feliz. A notícia foi ainda mais inesperada porque não estava à espera de a receber naquele dia. Mas tinha a consciência de que era merecida. Sabia que ia ficar num bom lugar pelo meu trabalho e pela forma como me comportei em prova.
WorldSkills Portugal: E esse dia mudou alguma coisa na tua vida?
Daniel Moniz: Sim mudou, tenho treinado muito, tem sido muito exigente. Mas eu gosto, não é apenas mais uma coisa na minha vida, é algo que quero fazer para sempre e por isso não me canso. É verdade que a minha vida é só treinar, mas não o faço por obrigação. Ainda estou a frequentar o curso de cabeleireiro aqui no Centro de Formação e depois das aulas ainda fico umas horas. E depois, treino aos sábados e domingos.
WorldSkills Portugal: Em que momento decidiste ser cabeleireiro?
Daniel Moniz: Andei no ensino regular até ter idade para entrar num curso de cabeleireiro. Não conclui o 11.º ano e, no ano a seguir, quando o repeti, como não fiz todas as disciplinas, consegui tempo para trabalhar em part-time num cabeleireiro. Isso levou-me a ter ainda mais interesse pela profissão (além disso tenho uma irmã mais nova e é sempre um gosto penteá-la). Quando entrei para o curso já tinha alguma experiência, o que também me ajudou nos campeonatos.
WorldSkills Portugal: E a tua família? Apoiou a tua escolha?
Daniel Moniz: Bem, às vezes já é complicado aceitarem a escolha por um curso profissional, ainda mais sendo de cabeleireiro e, sendo homem, não é mesmo nada fácil! Decidi dar a notícia de repente. Quando não consegui concluir o 11.º ano, arranjei trabalho sem dizer nada a ninguém e só disse à minha mãe que ia trabalhar num cabeleireiro uma semana antes de começar!
Agora, depois de verem imagens de competições anteriores e de verem como foi a cerimónia de entrega de medalhas, já começaram a perceber que isto é uma coisa em grande.
WorldSkills Portugal: Do ponto de vista pessoal, como é que este percurso tem mexido contigo?
Daniel Moniz: Tem mais a ver com o tempo que dispenso para os treinos. Mas como estou mesmo a fazer aquilo que gosto, não posso dizer que estou a gastar tempo. Estou a usar o meu tempo para coisas de que gosto, isso sim.
WorldSkills Portugal: Quais são as tuas expetativas?
Daniel Moniz: Acho que vai ser algo como nunca vi. Apesar de ter visto vários vídeos de outras competições, acho que só no momento é que vou perceber. E só n 1.º dia é que vou ver se posso ganhar ou não. Estou a treinar para ser o melhor, mas vamos ver como vai correr!
Luísa Oliveira, formadora no Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra, com muitos anos de experiência é a jurada internacional que acompanha o treino do Daniel, com muita paixão e dedicação:
“O plano de treino de preparação do nosso campeão nacional, Daniel Moniz, tem decorrido dentro do previsto, com muita dedicação e flexibilidade entre Coimbra, Figueira da Foz, Anadia e estivemos alguns dias também na feira Expofacic de Cantanhede.” refere Luísa com entusiasmo, “Têm sido treinadas todas as técnicas e procedimentos essenciais para se atingirem os objetivos propostos! A evolução do Daniel tem sido favorável com notável crescimento e isso vai continuar até ao evento.”
Para o Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra, António Francisco, “as vitórias, o reconhecimento entre pares das elevadas competências profissionais e pessoais que este Serviço de Formação oferece aos milhares de formandos que anualmente o frequentam nos mais diversos percursos profissionais são, para lá do orgulho, uma responsabilidade acrescida no sentido de fazer mais e melhor. A possibilidade de representar Portugal em campeonatos internacionais, europeus e mundiais, é uma oportunidade para dar maior visibilidade ao trabalho de todos os que contribuem para estes – muitos – anos de sucesso do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra nas participações nos campeonatos das profissões.
Nesta ocasião, em que os nossos dois campeões nacionais (Cabeleireiro e Soldadura) se preparam para defender as cores nacionais, do IEFP e do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra, no campeonato europeu de Budapeste, o empenho de ambos os vencedores e respetivos formadores está ao mais alto nível, com o importante apoio da estrutura da WorldSkills Portugal, num regime de preparação/treino que tem vindo a ser, desde maio, praticamente diário, incluindo, para lá do treino continuado, também participações em mostras e provas nacionais e internacionais, que seguramente têm vindo a contribuir para uma maior confiança na participação.”
A prova de Cabeleireiro é das que regista um maior número de concorrentes, com 20 países participantes para além de Portugal: Áustria, Bélgica, Croácia, Hungria, Chipre, Finlândia, Itália, Cazaquistão, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Montenegro, Noruega, Polónia, Rússia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Reino Unido.