Encerramento do SkillsPortugal Norte 2024: Uma Celebração de Excelência e Talento

O SkillsPortugal Norte 2024 terminou com uma cerimónia emocionante e cheia de momentos marcantes. O evento, que celebra a excelência e o talento de jovens profissionais, foi um verdadeiro sucesso, enchendo os corações de todas as pessoas presentes, de orgulho e alegria.

O encerramento da 46.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões decorreu no auditório do Europarque e foi apresentada por Fátima Lopes, embaixadora da WorldSkills Portugal e fã assumida da iniciativa.

O evento contou com a presença de 1400 pessoas e foi transmitido em streaming para quase 6 mil espectadores. Esta cerimónia foi o corolário de um campeonato que reuniu 433 participantes, oriundos de 82 entidades (centros de formação, escolas profissionais, entidades formadoras) de todas as regiões do país (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira).

A cerimónia começou com um espetáculo vibrante de música e dança apresentado por artistas talentosos da Rock School Porto, que animaram e aqueceram a plateia com a sua atuação, criando o clima certo para o que se seguiria.

O Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Moreira, deu início à sessão com um discurso de reconhecimento e de valorização da formação profissional, seguido pela intervenção de Ana Elisa Santos, Delegada Oficial da WorldSkills Portugal e Vogal do Conselho Diretivo do IEFP, que, para além de reconhecer a competência e entrega de jurados e de toda a organização, e de sublinhar o trabalho e empenho de concorrentes, destacou a importância da colaboração entre diversas entidades, parceiras e patrocinadoras para o sucesso do evento.

Estas entidades foram reconhecidas por Gustavo Seia, coordenador da WorldSkills Portugal, e por Carlos Diogo, Delegado Técnico, que subiram ao palco para falar sobre o papel crucial de parcerias institucionais, patrocinadores oficiais e parceiros da competição no SkillsPortugal Norte 2024.

Mas o ponto alto da noite foi a entrega das medalhas. Os concorrentes das profissões em Demonstração receberam Medalhas de Ouro, enquanto quem teve o melhor desempenho nas Profissões Oficiais foi premiado com Medalhas de Ouro, Prata e Bronze.

O melhor ainda estava para vir. Foi atribuída a Medalha de MELHOR DA REGIÃO a quem teve a melhor classificação do conjunto das profissões a concurso de cada região no campeonato nacional. E, no SkillsPortugal Norte 2024, as e os melhores de cada região foram:

  • NORTE | Leonardo Diogo e Wilder Pina, do CFPIC, na profissão de Modelação e Fabrico de Calçado [prova em equipa de 2]
  • CENTRO | Luís Machado, do IEFP -CEFP Aveiro, na profissão de Desenho Gráfico
  • LISBOA E VALE DO TEJO | Raquel Almeida, da Casa Pia de Lisboa, na profissão de Ótica Ocular
  • ALENTEJO | Catarina Ramalho, do IEFP – CEFP Évora, na profissão de Cabeleireiro
  • ALGARVE | Pedro Reis, da CCILA – Dual Portimão, na profissão de Cozinha
  • AÇORES | Nelson Ponte, da EPROSEC, na profissão de Web Technologies
  • MADEIRA | Diogo Alves, do Instituto para a Qualificação, Centro de Formação Profissional da Madeira, na profissão de Prototipagem Rápida

E foi com estes jovens talentos em palco, que se fez o anúncio de quem teve a melhor classificação do conjunto das profissões a concurso no campeonato nacional.

A Melhor do País foi RAQUEL ALMEIDA, da Casa Pia de Lisboa, na profissão de Ótica Ocular.

A cerimónia contou, ainda, com a passagem simbólica do estandarte do IEFP/ WorldSkills Portugal para a região Centro, que sediará o próximo campeonato em 2026. O evento foi encerrado pelo Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria, seguido de uma celebração final com todas as pessoas medalhadas no palco, acompanhada de aplausos e felicitações, que marcou o culminar de uma jornada transformadora para estes jovens campeões.

Esta edição do Campeonato Nacional das Profissões foi das mais participadas de sempre, registando mais de 7 mil visitantes. Além dos 433 participantes, envolveu 335 jurados, 43 supervisores de infraestruturas e 278 voluntários.

Durante os dias do campeonato, Santa Maria da Feira transformou-se numa verdadeira montra nacional do que de melhor se faz no nosso país no domínio da educação e formação profissional, no universo do IEFP, desde os Centros de Emprego e Formação Profissional, aos Centros de Gestão Participada, mas também nas Empresas, nas Entidades Formadoras, nas Escolas Secundárias e nas Escolas Profissionais.

Parabéns a todas as campeãs e campeões do SkillsPortugal Norte 2024! Até breve, Santa Maria da Feira!