“Estamos a tornar estas semanas numa montra da nossa oferta formativa”

No último dia de provas a seleção nacional das profissões teve a visita do Vice-presidente do IEFP, Paulo Feliciano, que assume ainda o papel de Delegado Oficial da WorldSkills Portugal, e da Diretora do Departamento de Formação Profissional, Conceição Matos.

Carlos Fonseca (Delegado Técnico da WorldSkills Portugal), Samuel Pereira (Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do Médio Tejo) , Paulo Feliciano (Vice-presidente do IEFP), Conceição Matos (Diretora do Departamento de Formação Profissional do IEFP) e Lucília Fernandes (Diretora Adjunta do Serviço de Formação Profissional de Tomar).

“A minha impressão é muito positiva” refere Paulo Feliciano “Por um lado, estamos a cumprir com o objetivo de reforçar a preparação dos jovens para a participação em Kazan, e por outro, estamos a tornar estas semanas uma montra da nossa oferta formativa e uma forma dos centros se mostrarem à comunidade. Foi possível dar muita visibilidade à semana de preparação, quer através da comunicação social local, quer da visita de jovens alunos e formandos, de pais, de associações de pais e de empresas, que puderam verificar o que é o nosso esforço na área da formação e as capacidades que estes jovens vão adquirindo.”

“A minha avaliação desta semana de preparação é, de facto, muito positiva, assim como a expetativa dos resultados do ponto de vista do desenvolvimento das competências dos jovens e da sua capacidade de nos representarem Kazan, não esquecendo que ainda vamos ter uma semana de preparação no Seixal, para além de toda a preparação que os jovens realizam nas suas entidades formadoras de origem.”

Paulo Feliciano observa o posto de trabalho da profissão de Robótica

Conceição Matos, Diretora do Departamento de Formação Profissional, serviço do IEFP onde está integrada a WorldSkills Portugal sublinha a organização que encontrou:

“Em termos de organização está muito agradável e interessante. Conseguiram reproduzir as condições técnicas necessárias para que os jovens pudessem realizar as provas. No fundo, reproduziram aquilo que poderá ser a prova em Kazan. Mas realço também a importância dos concorrentes terem saído do seu ambiente habitual e de estarem num centro de formação onde a comunidade formativa os pode acompanhar, visitar, questionar e participar ativamente neste processo. Esta abertura à comunidade funciona como um elemento de atratividade dos campeonatos mas também da própria atividade formativa.”

“E tal como o Dr. Paulo Feliciano, não posso deixar de salientar a aposta que este centro fez na divulgação desta semana junto da comunidade e que se revelou muito importante na lógica da divulgação dos campeonatos junto de outras entidades e de potenciais concorrentes. Assim conseguimos chegar a mais pessoas, a mais empresas e a esse nível esta semana de preparação foi particularmente bem-sucedida.”

Sobre o envolvimento da equipa do Centro neste projeto, Conceição Matos refere “Da conversa que tive com os responsáveis do Centro de Emprego e Formação Profissional do Médio Tejo também foi possível perceber que esta semana foi encarada como um desafio e que conseguiram mobilizar toda a equipa de colaboradores, envolvendo-os a todos em torno de um projeto comum.”