A evolução da pandemia Covid-19 na Europa tem vindo a criar novos desafios para a equipa da WorldSkills Europe e do EuroSkills Graz 2020/21.
A organização Austríaca do EuroSkills Graz 2020/21, elaborou extensas medidas e protocolos que se aplicam, de igual forma, a todos os países membros, tendo desenvolvido um conceito de prevenção Covid-19 abrangente, de acordo com as regulamentações em vigor. Ainda assim, nem o melhor conceito de prevenção, nem o forte empenhamento de todos os envolvidos, com grande esforço organizacional e alto custo financeiro, conseguem, à data, garantir a segurança dos participantes a 100%.
Acresce que, devido a várias desistências de países membros da WorldSkills Europe (nos quais Portugal não se inclui), o número de concorrentes foi reduzido em 40% nos últimos dias, o que significa que, em algumas profissões, o número mínimo de participantes já não pode ser alcançado. Por outro lado, devido ao número crescente, que se tem verificado nas últimas semanas, de pessoas com teste positivo para Covid-19 na Europa, é expectável que se venham a verificar mais desistências, o que impede um adequado planeamento para o EuroSkills 2020/21.
Por estes motivos, a Direção do EuroSkills Graz 2020/21, juntamente com a Direção da WorldSkills Europe, decidiram adiar o EuroSkills Graz 2020, indefinidamente, deixando, contudo, uma nota de esperança:
“But we’re certainly not giving up, and are engaged in intensive discussions with the licensor and umbrella organization, World Skills Europe. Over the past few weeks we have analyzed the situation each and every day, and we have worked out and discussed possible scenarios. Finally, and in agreement with the supervisory board and the umbrella organization, we have decided to postpone EuroSkills and to look for a solution that will allow us to hold the European Skills Championships in the way we had all envisaged – or to develop a new format for this international highlight that is true to the spirit of the original idea.”
A WorldSkills Portugal, que terminou na passada semana o 1.º estágio de preparação para esta competição, já reagiu a esta notícia através do seu Delegado Oficial, António Leite:
- Em primeiro lugar, referir que esta decisão não altera os nossos objetivos a longo prazo. A participação no EuroSkills (na data ou formato em que venha a acontecer) é mais uma das várias etapa neste ciclo de campeonatos, visando o objetivo final – o campeonato do mundo das profissões, WorldSkills – Shangai 2021. Como tal, decidimos manter a preparação que tem vindo a ser feita, e a dar frutos aliás, incluindo as visitas de acompanhamento e a 2.ª semana de preparação, no Serviço de Formação Profissional do Porto, prevista para novembro.
- Em segundo lugar, manter a confiança no empenhamento e resiliência de todos os participantes: concorrentes, jurados, preparadores e formadores de todas as entidades formadoras envolvidas, demonstrado neste tempo excecional, caraterizado por cenários de imprevisibilidade de curto, médio e longo prazo.
- Em terceiro lugar, reiterar que, esta preparação, para o EuroSkills Graz 2021 (na data ou formato que venha a acontecer), se constitui como um patamar intermédio para o WorldSkills Shangai 2021, e com ela estamos a possibilitar a toda esta equipa um laboratório de formação avançada que, dificilmente, teria réplica noutro contexto, contribuindo assim para a qualidade e excelência da formação profissional.