A 4.ª edição da Semana Europeia da Formação Profissional decorreu de 14 a 18 de outubro, em Helsínquia, Finlândia, desta vez com um significado especial para o IEFP/WorldSkills Portugal.
Nesta semana foram entregues prémios respeitantes a um conjunto de atividades/projetos que se destacaram nos vários países europeus, no domínio da formação profissional, sendo que um deles foi promovido pelo IEFP. A realização da segunda semana aberta de preparação para o Campeonato do Mundo das Profissões, o WorldSkills Kazan 2019, que decorreu de 23 a 28 de junho, no Serviço de Formação Profissional do Seixal, captou a atenção do coletivo de jurados bem como dos votantes online.
À semelhança do que aconteceu na primeira semana de preparação, ao longo destes dias foi reproduzido, o mais fielmente possível, o ambiente de um campeonato. Cada equipa (composta pelo concorrente, pelo jurado que o acompanhou a Kazan, pelo preparador técnico e por um formador da área) dispôs de postos de trabalho devidamente munidos com todos os materiais e equipamentos necessários ao desenvolvimento das provas que os concorrentes tiveram de executar ao longo de 22 horas. Para aumentar o nível de competitividade, esta semana contou com a participação de concorrentes e jurados internacionais. França, Bélgica, Rússia, Coreia e Brasil foram os países convidados em profissões como o CNC, a Robótica, a Soldadura ou a Estética.
A opção pelo Seixal, depois da realização da primeira semana de estágio em Tomar, decorreu de uma estratégia assumida com vista à disseminação alargada do ambiente de competição e de excelência gerado à volta dos campeonatos das profissões. Para além desta componente de partilha e enriquecimento técnico, a organização e a Direção do Centro de Emprego e Formação Profissional do Seixal sublinharam o envolvimento das forças vivas da região bem como as centenas de visitantes oriundos de diversos operadores de educação e formação.
Estes prémios distinguem a excelência na Educação e Formação Profissional, e visam:
- Reconhecer a excelência;
- Proporcionar visibilidade e reconhecimento pelo bom trabalho realizado;
- Motivar os participantes, sejam indivíduos ou organizações;
- Permitir a construção de redes e novas oportunidades de carreira;
- Permitir que os vencedores se tornem embaixadores na sua área de especialização;
- Promover a proximidade aos cidadãos através de votação pública online.
Na sequência da atribuição deste prémio, o IEFP foi convidado a participar nas atividades da 4.ª edição da Semana Europeia da Formação Profissional.
Esta distinção traduz-se, por um lado no reconhecimento da importância de iniciativas que promovam, de forma alargada e junto de diversos stakeholders, a formação profissional, e por outro, no reconhecimento de que os campeonatos das profissões e as atividades que lhe estão associadas, contribuem para melhorar a atratividade da formação profissional, constituindo-se como um veículo preferencial para esse efeito. Outro momento de destaque para a WorldSkills foi a atribuição do International Skills Competitions Awards – WorldSkills 2019, ao concorrente europeu melhor classificado no Campeonato do Mundo das Profissões, WorldSkills Kazan 2019, Stefan Planzer da Áustria, que subiu ao palco acompanhado de David Howey, CEO da WorldSkills Internacional.