IEFP/WorldSkills Portugal e L’Oréal Professionnel renovam parceria

Recentemente, o IEFP/WorldSkills Portugal renovaram uma parceria que já conta com mais de 15 anos. No momento da renovação, a WorldSkills Portugal falou com Nuno Dias, Diretor de Educação da L’Oréal Professionnel.

Nuno Dias, Diretor de Educação da L’Oréal Professionnel

 

WSP: Num contexto em que os serviços de proximidade ganharam destaque, pelo abrandamento a que foram forçados e pelas consequências advindas, o IEFP/WorldSkills Portugal e a L’Oréal renovaram uma parceria de longa data. Como vê a L’Oréal, este protocolo, que abrange dimensões que vão desde a colaboração na formação de jovens e adultos, passando pela formação técnica de formadores, mas que também visa o apoio de projetos de desenvolvimento e/ou investigação no âmbito formativo?

Nuno Dias: É verdade. A L’Oréal Professionnel e o IEFP têm uma parceria de longa data, principalmente através do apoio à WorldSkills Portugal. Para a L’Oréal Professionnel este protocolo entre a marca e o IEFP (a maior entidade formativa do país) é para nós um motivo de satisfação. Numa altura em que os processos formativos estão a mudar, a própria indústria profissional está a mudar. Há necessidade que a formação de base acompanhe esta mudança e que consiga preparar os futuros profissionais para esta nova realidade. A L’Oréal Professionnel já está a fazer essa transformação e queremos, juntamente com o IEFP, preparar os futuros profissionais para estes novos desafios e principalmente elevar a profissão de cabeleireiro.

 

WSP: Enquanto líder mundial no seu segmento, qual a importância que conferem a iniciativas como os campeonatos de profissões, que destacam e promovem os melhores jovens profissionais nas mais diversas áreas, nomeadamente no cabeleireiro e na estética.

Nuno Dias: Este tipo de iniciativas, como os campeonatos de profissões, são de extrema importância pois promovem a competição. A interligação entre competidores é um estimulo ao desenvolvimento do jovem profissional.

Jéssica Bastos no Campeonato Nacional das Profissões, SkillsPortugal Setúbal 2020WSP: Como vê a tendência da empregabilidade deste setor nos próximos tempos?

Nuno Dias: Devido à atual situação que atravessamos há uma grande incerteza, só a médio prazo é que podemos ter uma resposta mais precisa sobre a empregabilidade no setor.

 

WSP: Qual a importância que atribui à formação para promover o setor e os seus profissionais?

Nuno Dias: A formação em qualquer setor profissional é de extrema importância, mas no setor de cabeleireiro, onde o acesso ao mercado de trabalho é muito facilitado, eu diria demasiado facilitado, pois não existe atualmente uma carteira profissional que identifique que aquele profissional está apto para exercer a profissão de cabeleireiro e não existe uma obrigatoriedade de formação antes do ingresso no mercado de trabalho, é ainda mais importante. Perante esta realidade, a formação ao longo da carreira de um profissional é indispensável. Cada vez mais vai haver uma distinção entre os bons e os maus profissionais e só os melhores vão conseguir singrar profissionalmente. Só com formação é que nós conseguimos fazer evoluir este setor e colocá-lo ao nível de outros países europeus. Quando falo de formação não falo somente da formação técnica, falo da formação de gestão como gerir o meu espaço, a minha carreira, etc…

Jéssica Bastos no Campeonato Nacional das Profissões, SkillsPortugal Setúbal 2020

WSP: Que palavras deixa à nossa campeã nacional de Cabeleireiro, Jéssica Bastos, que vai representar Portugal no Campeonato da Europa das Profissões em Graz, no mês de setembro?

Nuno Dias: Espero que para a Jéssica seja o início de uma brilhante carreira profissional, que consiga atingir todos os seus objetivos, tanto pessoais como profissionais e, principalmente, durante o campeonato da Europa, independentemente do resultado, aproveite para evoluir através do intercâmbio com os outros profissionais presentes e, muito importante também, que se divirta.