Já começou o 2.º estágio da seleção dos melhores jovens profissionais portugueses

Está a decorrer, de 2 a 7 de setembro, no IEFP – Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, o segundo estágio da seleção de 20 jovens que vai representar Portugal no Campeonato Europeu das Profissões, o EuroSkills Budapeste 2018.

Esta representação está a ser preparada de forma intensa, pelas diversas entidades formadoras de origem dos concorrentes, mas também pela WorldSkills Portugal, através de 2 semanas de preparação/estágios onde os concorrentes e os respetivos jurados e preparadores ficam em regime de internato.

Esta 2.ª semana de preparação segue o mesmo modelo de desenvolvimento da que já se realizou no Porto no início do mês de julho, podendo as provas ser visitadas pelo público em geral, acompanhando ao vivo os concorrentes a executarem tarefas desenvolvidas com base nos descritivos técnicos da WorldSkills Internacional. Estas provas são depois avaliadas pelos jurados, simulando o mais fielmente possível a pressão, as etapas e os procedimentos observados em contexto de uma competição europeia.

Estes 20 jovens foram apurados na sequência da sua participação no Campeonato Nacional das Profissões que se realizou em Beja no passado mês de fevereiro. De entre 353 jovens em competição em 39 profissões, seguem agora em frente os que conquistaram o 1.º lugar do pódio em 16 profissões:

Nome do concorrente Profissão Entidade Formadora
Sónia Caetano Mecatrónica Industrial CENFIM – Torres Vedras
Pedro Simões
Francisco Oliveira Desenho Industrial – CAD CENFIM – Porto
Rui Carvalho Fresagem CNC CENFIM – Trofa
André Pedrosa Soldadura Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra
João Adão Web Design Escola de Serviços e Comércio do Oeste
Ricardo Silva Instalações Elétricas Centro de Emprego e Formação Profissional de Vila Franca de Xira
Rui Martins Controlo Industrial CENFIM – Trofa
Cleiton Lima Robótica Móvel CINEL – Lisboa
Pedro Pereira
Daniel Moniz Cabeleireiro Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra
Carla Ribeiro Esteticismo Centro de Formação e de Reabilitação Profissional de Alcoitão
Beatriz Soares Tecnologias da Moda MODATEX – Lisboa
Bruno Feliciano
Daniel Stelmach Tecnologia Automóvel CEPRA – Lisboa
Ana Filipa Coelho Cozinha Escola Profissional Praia da Vitoria / Açores
Francisco Campos Refrigeração e Climatização CENFIM – Porto
Paulo Ferreira Gestão de Redes Informáticas Escola de Novas Tecnologias dos Açores
José Franco
Tânia Alves Receção Hoteleira Centro de Emprego e Formação Profissional de Sintra

A participação num campeonato com um nível de exigência e de rigor que traduz a qualidade da formação profissional desenvolvida nos diversos países está sujeita a uma preparação intensiva que chega a ocupar os concorrentes 7 dias por semana. Depois do apuramento não houve descanso para esta equipa que, mesmo sem interrupção para férias em alguns casos, estão verdadeiramente empenhados em dignificar Portugal e mostrar porque foram campeões nacionais.

O Campeonato Europeu das Profissões vai decorrer de 25 a 29 de setembro, na capital da Hungria, sendo a primeira vez na história do EuroSkills que a competição vai ser realizada na Europa Oriental, contando com o apoio do Ministério da Economia e da Câmara de Comércio e Indústria da Hungria.

Cerca de 600 jovens profissionais altamente qualificados de 28 países vão participar na competição deste ano, em 40 profissões, demonstrando que as suas competências são uma alavanca sólida para o crescimento da economia europeia e que a formação profissional é uma via na qual se deve apostar para que este objetivo se cumpra cada vez com maior eficácia.