Campeonato Nacional das Profissões | lançamento oficial do SkillsPortimão 2023

No passado dia 25 de julho, Portimão foi palco de uma sessão pública que teve como objetivo entregar os diplomas aos vencedores da 2.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões Digitais e apresentar a 45.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões, Portimão 2023.

Sob iniciativa do IEFP/WorldSkills Portugal, o Auditório do Museu Municipal de Portimão acolheu esta sessão, que contou com a presença dos vencedores do SkillsPortugal Digital, com representantes das autarquias e entidades públicas regionais, assim como com os principais atores na área das políticas de educação/formação/emprego.

A sessão de boas-vindas e abertura contou com a presença de Madalena Feu, Delegada Regional do Algarve, Maria Adelaide Franco, Presidente do Conselho Diretivo do IEFP e Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão.

Encerrou a sessão, o Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, que destacou a importância da qualificação profissional e a existência de mão de obra qualificada para a economia do país, louvando iniciativas como os campeonatos de profissões.

José Santos, do Instituto Superior de Engenharia – Universidade do Algarve, recebe o diploma das mãos do Magnífico Reitor da Universidade do Algarve.

Nesta sessão foi, ainda, dada a palavra a 3 jovens medalhados:

  • O 3.º classificado no SkillsPortugal Digital 2022, na profissão de CAD Construção Civil / BIM, José Santos, do Instituto Superior de Engenharia – Universidade do Algarve;
  • A atual campeã de Estética, Seomara Cabrita, do Serviço de Emprego e Formação Profissional de Portimão, que vai representar Portugal no Campeonato do Mundo das Profissões (WorldSkills 2022 Special Edition), no próximo mês de outubro, na Finlândia;
  • O campeão de Robótica Móvel do ciclo anterior dos campeonatos e do SkillsPortugal Digital 2021 e 2022, Pedro Pereira, do CINEL.

Os campeonatos das profissões realizam-se de 2 em 2 anos, de forma rotativa entre as várias regiões do País.

Em 2023, é a região do Algarve, em Portimão, que vai acolher o evento. O 45.º Campeonato Nacional das Profissões, SkillsPortugal – Portimão 2023, decorre de 7 a 12 de março de 2023 na Arena de Portimão, sob o tema: “As Profissões e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, com cerca de 400 jovens altamente qualificados que vão competir entre si, em 56 profissões.

O SkillsPortugal – Portimão 2023, tem como principal objetivo sensibilizar jovens, famílias, empresas e outras entidades empregadoras, e cidadãos em geral para a importância da qualificação profissional de excelência como altamente promotora da empregabilidade e como força motora de produtividade e do crescimento económico.

Os jovens medalhados nesta etapa nacional, poderão vir a representar Portugal na 8.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em setembro de 2023, em Gdansk, na Polónia e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Lyon, França, em setembro de 2024.

Ao centro, o Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, ladeado pela Presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes e pela Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, Maria Adelaide Franco. Estão acompanhados pela Vice Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, por dirigentes do IEFP, da CM de Portimão, da CCDR e do IPDJ.