Faltam 217 dias para o Campeonato do Mundo das Profissões. O WorldSkills Shanghai 2022 está em preparação em todas as frentes e linhas de ação.
Se na China o empenhamento é total, com a promessa de que será um evento pleno de criatividade e com a capacidade de influenciar o futuro, aqui, em Portugal, o ânimo não é diferente.
“É agora. Foi para isto que nos temos vindo a preparar!” Este foi um dos motes da abertura da 1.ª semana de estágio que decorre de 7 a 12 de março, no Serviço de Formação Profissional do Porto.
Na receção aos participantes foram abordadas questões relacionadas com:
- Logística
- Programa de treino
- Formação dos treinadores
- Reuniões de balanço diárias
- Dinâmicas de grupo para os concorrentes
- Informações sobre Xangai e o local de realização do campeonato
- Diferenças entre as provas realizadas no Europeu e as provas que vão encontrar em Xangai
Mas o foco, como não podia deixar de ser, foi nos objetivos a alcançar com o treino: permitir a cada concorrente atingir o seu potencial máximo, para que este consiga ter prazer na participação, orgulho no seu desempenho e conseguir a máxima superação.
De acordo com Carlos Diogo, o Delegado Técnico da WorldSkills Portugal, “É fundamental identificar fraquezas! E nesse processo de identificação, distinguir as que são determinantes e as que não o são. Só assim se conseguem priorizar as atitudes certas e (re)definir a estratégia a seguir. E este é o momento para o fazer.”
“E não esquecer aqueles aspetos que fazem toda a diferença num ambiente de competição mundial ao mais alto nível: atitude; capacidade de decisão, ou seja, de gerir as várias opções disponíveis; gestão dos pontos grátis, isto é, atitudes e comportamentos que não exigem talento, mas que valem pontos; conhecimento das regras e disciplina.”
Está oficialmente aberta a Missão Xangai 2022.