O encerrar de um ciclo caracterizado pela excelência

Decorreu, no dia 23 de setembro, no Serviço de Formação Profissional de Coimbra, a cerimónia de entrega de medalhas e certificados à equipa que representou Portugal no 45.º Campeonato do Mundo das Profissões, o WorldSkills Kazan 2019.

Num quadro de reconhecimento, valorização e promoção da excelência dos jovens e dos formadores que contribuíram para valorizar a qualidade da formação profissional desenvolvida em Portugal, o IEFP, enquanto entidade que integra a WorldSkills Portugal, promoveu esta sessão com o objetivo de assinalar publicamente o momento da entrega das medalhas e certificados a todos os participantes no Campeonato do Mundo das Profissões.

O WorldSkills Kazan 2019 realizou-se de 22 a 28 de agosto p.p., e Portugal fechou esta participação com chave de ouro, tendo obtido o 22.º lugar entre 63 países.

Naquela que foi a competição mais participada de sempre da WorldSkills, com cerca de 1350 concorrentes, a equipa portuguesa obteve 7 medalhas de excelência em 6 profissões:

• André Pedrosa, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra, em Soldadura
• Daniel Stelmach, do CEPRA, em Mecatrónica Automóvel
• Francisco Campos, do CENFIM – Porto, em Refrigeração e Ar Condicionado
• Luka Zandarashvili e Pedro Pereira, do CINEL em Robótica Móvel
• Rui Carvalho, do CENFIM – Trofa, em Fresagem CNC
• Rui Martins, do CENFIM – Trofa, em Controlo Industrial

A dupla de robótica móvel, Luka Zandarashvili e Pedro Pereira, do CINEL, foi ainda distinguida com o prémio “Best of the Nation”, tendo sido os que conquistaram a melhor pontuação entre os 14 concorrentes portugueses.

Comparativamente ao último campeonato do mundo, que se realizou em Abu Dhabi em 2017, Portugal subiu 22 lugares no ranking mundial, duplicando o número de medalhas. Este 22.º lugar, que nos coloca à frente de muitos países europeus, vem demonstrar que a formação profissional desenvolvida em Portugal, pelos diversos operadores, está cada vez mais alinhada com os padrões de exigência mundial e com os standards definidos pelas empresas.

Na sua intervenção, o Presidente do IEFP, Valadas da Silva falou sobre o impulso que iniciativas como esta podem dar na promoção da imagem da formação profissional: “Este resultado é mais uma prova de que estamos no bom caminho. Num caminho que vai permitir continuar a desmistificar os preconceitos que ainda existem relativamente à formação profissional. E são jovens como vocês, que fizeram da formação profissional a vossa primeira opção, e que hoje são um exemplo para milhares de outros jovens, que nos vão ajudar a cimentar a ideia de que as qualificações podem, de facto, melhorar as vidas das pessoas, as sociedades em que vivem e a promover o desenvolvimento socioeconómico”.

Dirigiu ainda “uma palavra de especial apreço aos jurados e aos formadores que contribuíram para este resultado. Porque se os concorrentes estão de parabéns, eles também o estão (…). Um obrigado especial por elevarem a imagem de Portugal e da formação profissional do nosso país. Prova disso é o respeito e o reconhecimento internacional de que têm sido alvo. A vossa competência não passou despercebida no plano internacional e é uma grande mais valia para as entidades formadoras que vos têm como colaboradores”.

No âmbito desta sessão foram ainda assinados protocolos de colaboração e parceria entre o IEFP/WorldSkills Portugal e 4 empresas de referência:

Fanuc, na área da Robótica Industrial
GreenWorld, na área da eficiência energética, georeferenciação e telecomunicações
Multimoto Kawasaki, na área da mecatrónica de motociclos, veículos terrestres e náuticos
Siemens, na área da eletricidade, eletrónica e automação industrial

Estes protocolos visam contribuir para a melhoria das condições de aprendizagem e de preparação técnica de profissionais qualificados e apoiar os campeonatos das profissões.

No discurso de encerramento, o Vice-Presidente do IEFP e Delegado Oficial da WorldSkills Portugal agradeceu e destacou o progresso dos bons resultados obtidos por esta seleção, numa linha de progresso face aos resultados anteriores, salientando o facto dos campeonatos das profissões serem uma relevante ferramenta para a modernização do sistema de educação e formação profissional.

Falou ainda do próximo ciclo dos campeonatos, 2019/2021, que se antevê mais aberto e participado por outros operadores de educação e formação, designadamente as escolas profissionais, resultante de um trabalho conjunto com o Programa Operacional Capital Humano.

As provas de pré-seleção para o novo ciclo tiveram início no dia em que esta sessão se realizou, seguindo-se as seguintes etapas:

  • Fase Regional, 19 a 21 de novembro, 2019
  • Campeonato Nacional – SkillsPortugal Setúbal 2020, 9 a 14 de fevereiro, 2020
  • Campeonato da Europa – EuroSkills Graz 2020, 16 a 20 de setembro, 2020
  • Campeonato do Mundo – WorldSkills Shangai 2021, 23 a 26 de setembro, 2021