O SkillsPortugal Digital 2022 está “on”

Foi a 2 de maio que decorreu a cerimónia de abertura da 2.ª edição do Campeonato Nacional de Profissões Digitais.

Na abertura da sessão, e em representação do Conselho Diretivo do IEFP, Ana Isabel Coelho, destacou o facto de Portugal ter sido um dos primeiros países, a nível mundial, a organizar um campeonato de profissões totalmente em ambiente virtual: “No ano passado, em condições adversas, todos juntos, fomos capazes de deixar a marca da inovação. Uma marca que foi além-fronteiras e mereceu o reconhecimento internacional pela “ousadia” de que se revestiu. Foi, aliás, nomeado um dos 5 projetos inovadores no seio da comunidade WorldSkills, apresentado na conferência mundial de 2021. Na altura, estávamos confiantes de que aquela iniciativa pioneira iria ter sequência no quadro da promoção do desenvolvimento das competências digitais. E hoje, aqui estamos para o comprovar.” referiu Ana Coelho. “E este Skills Digital 2022 não é só uma 2.ª edição. Traz consigo novas profissões, que surgiram em resposta às necessidades de um mercado de trabalho e de uma sociedade cada vez mais digital e global.”

Num ambiente virtual, assistimos a testemunhos de quem já participou na 1.ª edição, ao habitual juramento do concorrente e do jurado, mas também a votos de sucesso de entidades e personalidades que não quiseram deixar de se associar ao SkillsPortugal Digital 2022.

Foi o caso da empresa KNX Simulator, patrocinadora do evento desde a 1.ª edição, mas também de Miguel Oliveira, piloto no Mundial de Moto GP, que deixou uma mensagem especial para os concorrentes: “Por trás de qualquer resultado, existe sempre muito trabalho, muito suor e muita dedicação. No final do dia, nem sempre o que importa é o resultado, mas sim a nossa atitude durante o percurso e o caminho que fazemos até lá chegar. Toda a dedicação, todo o trabalho, vão alimentar aquilo que nós já sentimos que é a nossa vocação. Sem trabalho não conseguimos atingir os nossos objetivos.”

Encerrou a sessão o Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, que congratulou esta iniciativa e destacou a feliz coincidência de ocorrer no Ano Europeu da Juventude: “Não há melhor forma de celebrar esta data como através de iniciativas concretas que procuram valorizar a condição desses mesmos jovens.”

Estarmos a conseguir fazê-lo em ambiente 100% digital, é por si só um desafio e uma oportunidade. Ou não estivéssemos a lidar com profissões do mundo digital, cada vez mais necessárias e requeridas pela nossa sociedade e onde há uma procura que excede largamente a oferta disponível.

A empregabilidade destas áreas foi, aliás, um dos aspetos destacados por Miguel Fontes: “É muito interessante perceber que quem está a desenvolver aprendizagens em áreas como, por exemplo, a cyber segurança, a automação industrial, a prototipagem rápida ou a robótica, tem à sua espera uma elevada empregabilidade. O mercado de trabalho está sedento de profissionais com estas competências.”

O Secretário de Estado do Trabalho sublinhou, ainda, a importância da aprendizagem ao longo da vida numa sociedade de mudanças muito rápidas, particularmente na área do digital: “Iniciativas como esta, que estimulam o gosto pela aprendizagem desta forma mais competitiva é algo que nos deve deixar muito satisfeitos.”

Até ao próximo dia 13 de maio, distribuídas por 2 grupos, encontramos 21 profissões em competição (ver caixa). A divulgação dos resultados e dos vencedores em cada uma delas acontece no dia 16 de maio.

Nota: assista aqui à Cerimónia de Abertura