O Campeonato do Mundo das Profissões, WorldSkills Abu Dhabi 2017, abriu oficialmente na capital dos Emirados Árabes Unidos no dia 15 de outubro. O evento começou com uma espetacular cerimónia de abertura no du Arena na Ilha Yas, que contou com a presença de 10 mil pessoas. Foi uma celebração emocionante e colorida de competências profissionais e o lugar que estas tiveram na história dos Emirados Árabes Unidos.
Durante o WorldSkills Abu Dhabi 2017, 1.300 concorrentes de todo o mundo competirão para serem os melhores nas suas profissões, com provas em 51 profissões diferentes que vão desde floricultura até alvenaria; desde a manutenção de aeronaves a robótica móvel.
Quase 60 países e regiões membros da WorldSkills inscreveram equipas para competir. A WorldSkills promove a formação profissional através dos seus membros, que representam já dois terços da população mundial. Este evento está a ser desenvolvido sob o patrocínio de Sua Alteza, o Sheik Mohamed bin Zayed, o Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e o Vice-Comandante Supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos.
O Presidente da WorldSkills, Simon Bartley, agradeceu ao Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e aos outros líderes dos Emirados por acolherem pela primeira vez uma edição da WorldSkills no Médio Oriente: “A vossa visão reconhece que, para transformar e desenvolver uma economia, temos de colocar as competências no centro dos nossos esforços”.
O WorldSkills Abu Dhabi 2017 é promovido pelo Centro de Educação Técnica e Profissional de Abu Dhabi (ACTVET), cuja missão é aumentar o número de jovens qualificados nos Emirados.
“Acolher o WorldSkills Abu Dhabi 2017 é uma honra e um momento importante para os Emirados Árabes Unidos“, afirmou Mubarak al-Shamsi, diretor-geral da ACTVET. “As qualificações representam grandes oportunidades para os jovens neste país, e o WorldSkills Abu Dhabi 2017 é a maneira perfeita para que possamos apresentar essas perspectivas a dezenas de milhares de jovens cidadãos“.
A cerimónia de abertura incluiu um desfile de nações, durante o qual todas as equipas atravessaram a arena. Houve também apresentações de música e dança com orquestra e coro de 100 membros, composto por residentes locais e internacionais dos Emirados. A peça central foi uma performance ‘Progress through Skills’, que contou com dançarinos que retrataram o papel que as diversas profissões tiveram no desenvolvimento deste país.
Portugal participa com 17 jovens em 15 profissões e outros tantos jurados.
António Valadas da Silva, Presidente do IEFP, encara a participação nestas competições como uma importante via para promover e desenvolver o estatuto da formação profissional no nosso País, “Estes 17 jovens são uma inspiração para todos, sobretudo para aqueles que estão neste momento confrontados com uma decisão sobre o percurso profissional a seguir. O facto de estes jovens estarem, neste momento, a competir num campeonato do mundo, com os melhores de quase 60 países, confere-lhes desde logo um estatuto de campeões, como foi ontem referido pelo Presidente da WorldSkills International.
Terem chegado aqui pela via da formação profissional realizada em Portugal é o melhor testemunho do reconhecimento e da enorme importância de que se revestem as qualificações profissionais, bem como da necessidade de continuar a reforçar o esforço que o País tem vindo a fazer neste domínio.”
As provas no WorldSkills Abu Dhabi 2017 estão abertas ao público no ADNEC a partir de 15 de Outubro, esperando-se 100 mil visitantes.
Fonte: WorldSkills International / Fotos: WorldSkills International
Acompanhe o dia a dia da equipa nacional em: