Portugal conquista lugar de excelência ficando em 7.º lugar num total de 58 países

Os CAMPEONATOS DAS PROFISSÕES são o equivalente aos JOGOS OLÍMPICOS para o mundo das profissões. Os jovens que neles participam são “atletas de alta competição”, que representam Portugal ao mais alto nível.”

No passado dia 27 de novembro decorreu a Cerimónia de Encerramento do WorldSkills Competition 2022 Special Edition – Salzburgo, Áustria.

A comitiva portuguesa em Salzburgo: Paulo Langrouva, Vogal do Conselho Diretivo do IEFP; Susana Firmino, team leader; Ana Elisa Costa Santos, Vogal do Conselho Diretivo do IEFP e Delegada Oficial da WorldSkills Portugal; Miguel Fontes, Secretário de Estado do Trabalho; Carlos Diogo, Delegado Técnico da WorldSkills Portugal; Edgar Monteiro, concorrente e vice-campeão mundial de Controlo Industrial; Adelino Santos, jurado internacional e Diretor do CENFIM Trofa, Rui Martins, preparador do Edgar e ex-concorrente da WorldSkills Portugal.

Esta foi a última competição desta edição especial do Campeonato do Mundo, a que encerrou a participação portuguesa e a que veio confirmar uma participação de excelência.

Os quadros abaixo traduzem o nível nunca antes alcançado numa competição mundial. Num total de 58 países, Portugal ficou em 7.º lugar no ranking de medalhas e em 8.º lugar no ranking de pontos individuais, à frente de países como Japão, Áustria, França ou Alemanha.

Em relação às medalhas, o destaque a quem as conquistou:

MEDALHAS DE OURO
  • João Teixeira, do CENFIM de Ermesinde, na profissão de Desenho Industrial – CAD
  • Samuel Santos, formado em Cozinha pela INSIGNARE – Escola Profissional de Ourém, e treinado para o Campeonato do Mundo, pelo IEFP de Santarém – na profissão de Cozinha
MEDALHAS DE PRATA
  • Hugo Geraldo, do CENFIM do Porto, na profissão de Refrigeração e Ar Condicionado
  • Edgar Monteiro, do CENFIM da Trofa, na profissão de Controlo Industrial
MEDALHAS DE EXCELÊNCIA
  • Rodrigo Costa e Mateus Silveira, do CENFIM de Torres Vedras, na profissão de Mecatrónica Industrial
  • Pedro Ribeiro, da ATEC Palmela, na profissão de Soldadura
  • Seomara Cabrita, do IEFP de Portimão, na profissão de Estética
  • Jéssica Bastos, do IEFP de Rio Meão, na profissão de Cabeleireiro

Esta seleção nacional, composta por concorrentes, jurados, preparadores e entidades formadoras, vai ser publicamente reconhecida numa cerimónia que se vai realizar na próxima semana e onde estarão presentes membros do Governo.