Portugal na Assembleia Geral da WorldSkills

Excelência, Inovação, Parcerias, Equidade, Integridade, Transparência

Decorreu, de 2 a 6 de outubro, em Niagara Falls, Canadá, a Assembleia Geral da WorldSkills, organizada pela Skills/Compétences Canada e SkillsUSA.

Ao longo de uma semana, representantes dos países membros da WorldSkills reuniram em diversos grupos de trabalho e discutiram sobre as profissões, as competências e o papel que esta organização deve assumir no contexto global.

WSI Photos

A reunião de mais de 300 delegados de todo o mundo reflete a força do movimento WorldSkills”, afirmou Simon Bartley, Presidente da WorldSkills. “Os 75 países e regiões membros possuem o conhecimento, a experiência e o empenhamento que é necessário para fortalecer o desenvolvimento das competências a nível global”.

Com efeito, o século XXI trouxe um crescimento muito significativo do número de membros desta organização, da sua capacidade e abrangência. Este crescimento elevou o perfil da WorldSkills mas também sublinhou a necessidade dos seus membros trabalharem em maior proximidade em direção a padrões de excelência partilhados por todos.

Neste enquadramento, a WorldSkills identificou 3 metas estratégicas para a Visão 2025, que foi apresentada e discutida em Comité Estratégico:

  1. Aumentar a ambição e as oportunidades da educação e formação profissional junto dos jovens, empregadores e sociedade em geral;
  2. Melhorar a qualidade da prestação de educação e formação profissional através de relações mais fortes ao mercado de trabalho, aos empregadores e à economia;
  3. Ajudar a construir a capacidade organizativa da WorldSkills e da competitividade dos seus membros através das competências.

Outro ponto alto da Assembleia Geral consistiu na ratificação da adesão da Roménia à WorldSkills, que se tornou assim no seu 76.º membro.

Na mesma semana decorreram o WorldSkills Leaders Forum e o WorldSkills Champions Forum: Champions Challenge. O primeiro reuniu líderes, decisores, parceiros, patrocinadores e CEO de empresas e organizações que têm assumido destaque na promoção da educação e formação profissional e que deram o seu contributo para a forma como se deve responder aos desafios colocados pela rápida evolução dos processos e métodos de trabalho e pela consequente necessidade de constante adaptação de uma mão de obra, que se impõe qualificada.

WSI Photos1

No WorldSkills Champions Forum, 28 campeões, ex-participantes das competições mundiais da WorldSkills, em parceria com a Autodesk, trabalharam em conjunto e desenvolveram projetos que envolvem outros campeões, elevando o padrão da WorldSkills e melhorando o mundo com o poder das competências. Os campeões usaram a sua experiência e diferentes perspetivas para criar 4 projetos que se apresentam como oportunidades relevantes para a resolução efetiva de problemas e que a WorldSkills Portugal vai partilhar ao longo dos próximos dias na página de Facebook.

WSI Photos2

Ainda no decorrer desta semana foram apresentadas as propostas para a organização da próxima Assembleia Geral. Colômbia, Holanda e Irlanda foram a votos, tendo a Holanda saído vencedora. Em 2018, é Amsterdão quem vai acolher a família WorldSkills.

Houve ainda espaço para informar os membros sobre as muitas atividades em curso para as próximas competições internacionais:

E como o planeamento se faz a longo prazo, foram já apresentadas as intenções de organização para o WorldSkills 2021 por parte da África do Sul, da China e da Suíça.

Para além dos Delegados Técnicos e da Oficial de Marketing e Comunicação, a WorldSkills Portugal esteve representada pelo Delegado Oficial e Vice-Presidente do IEFP, Paulo Feliciano.

PT1