Lisboa transforma-se, de 4 a 8 de novembro, no hub mundial da excelência profissional ao acolher a Edição Comemorativa dos 75 anos da WorldSkills. Sete décadas e meia depois das primeiras competições entre Portugal e Espanha, o nosso país recebe este momento simbólico de celebração que recorda as origens e projeta o futuro das qualificações. Nesta reedição histórica, jovens talentos de Portugal e Espanha voltam a medir forças presencialmente na Escola Secundária Marquês de Pombal — aliada a provas em formato digital, que mostram como a tecnologia está a revolucionar as profissões e o mundo do trabalho. Portugal afirma-se, assim, como protagonista global na valorização das competências e na promoção de novas gerações de profissionais altamente qualificados.
A Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa, recebe, de 4 a 8 de novembro, a WorldSkills Commemorative Edition 1950-2025, organizada pela WorldSkills Portugal, integrada no Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP. I.P).
A cerimónia de abertura acontece no dia 4 de novembro, às 18h00, e a competição decorre entre os dias 5 e 7 de novembro, das 10h00 às 17h00. Esta iniciativa assinala os 75 anos da WorldSkills, cuja primeira edição ocorreu em 1950, numa competição pioneira entre Portugal e Espanha, e que nos anos seguintes se expandiu progressivamente pela Europa e, mais tarde, para todo o mundo, contando hoje com 89 membros.
Na WorldSkills Commemorative Edition 1950-2025, inspirada na competição original de 1950, 22 participantes de Portugal e Espanha competem num formato híbrido, com provas realizadas presencialmente e outras à distância. Em ambos os formatos, o objetivo é evidenciar a evolução tecnológica das profissões em competição. Em formato presencial temos Mecânica Industrial, Torneamento CNC, Fresagem CNC, Instalações Elétricas, Marcenaria e Fabricação Aditiva. À distância vai ser possível acompanhar as profissões de Engenharia Mecânica – CAD, Tecnologia de Design Industrial, CNC para Madeiras, Fabrico Assistido por Computador – CAM e Projeto Eletrotécnico.
O evento conta com a presença do Presidente da WorldSkills International, Francis Hourant e jovens talentos que concorrem entre si num ambiente de celebração. Estão também presentes formadores e parceiros.
O público em geral pode visitar o espaço da competição presencial e aproveitar para visitar a exposição comemorativa dos 75 anos de história da WorldSkills ou assistir ao ciclo de Talks com especialistas nacionais e internacionais que pretendem refletir sobre o poder das competências na transformação de vidas, economias e nações, reunindo importantes intervenientes do movimento WorldSkills.
As seis Talks temáticas debatem temas como: a introdução da inteligência artificial nas competências manuais, que são áreas de competências práticas tradicionais, como construção, manufatura e áreas mecânicas; a liderança técnica internacional, em que especialistas discutem a qualidade da avaliação e o papel dos formadores/jurados na formação da excelência e da justiça nas competições da WorldSkills; a transmissão de conhecimento entre gerações e a integração das melhores práticas da WorldSkills nos sistemas nacionais de educação e formação profissional.
Para Domingos Lopes, Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, “o ano de 2025 reveste-se de um significado muito especial. Assinalamos 75 anos de um movimento que transformou realidades, aproximou países e continua a valorizar o talento, a dedicação e o mérito dos jovens profissionais. Esta edição comemorativa é, simultaneamente, uma homenagem à história e uma afirmação de confiança no futuro. A celebração pretende também reforçar o papel das profissões técnicas e tecnológicas, contribuindo para atrair mais jovens para percursos de qualificação profissional com futuro”, declara.
O movimento WorldSkills nasce em 1950, em Madrid, com o objetivo de inspirar jovens a aprender e construir o futuro através do ensino técnico, num contexto de reconstrução do pós-guerra. Portugal participa desde a primeira edição e, em 1964, organizou o XIII Concurso Internacional de Formação na Escola Industrial Marquês de Pombal, a única competição mundial das profissões realizada em Portugal. Desde então, o país tem mantido um papel ativo como membro fundador da WorldSkills Internacional e da WorldSkills Europa, ao promover a excelência, a inovação e a valorização da qualificação profissional. Hoje a competição reúne 89 países.
Programa geral:
- 4 novembro | 18h00: Cerimónia de Abertura
- 5 a 7 novembro | 10h00–17h00: Competição
- 8 novembro | 16h00: Cerimónia de Encerramento
Programa das Talks:
5 novembro
- 10h00: Talk 1 – The Competitor’s – Chasing Excellence: From Training to Triumph
- 14h30: Talk 2 – The Experts – Mastering Skills, Shaping Futures
6 novembro
- 10h00: Talk 3 – The Sponsors – Sponsoring Skills, Empowering Generations
- 14h30: Talk 4 – Introduction of AI in Manual Skills
7 novembro
- 10h00: Talk 5 – How WorldSkills International Best Practices are Being Integrated into National VET Systems
- 14h30: Talk 6 – The Delegates – Enabling Excellence: Technical Leadership in WorldSkills
O evento e as Talks têm transmissão integral em live streaming aqui: worldskills75years.com
