Pela primeira vez na já longa história da participação portuguesa nos campeonatos das profissões, uma equipa da RTP acompanhou a seleção de jovens e jurados que competiram no Campeonato Europeu que se realizou em setembro deste ano na cidade de Budapeste.
Para além das duas peças que foram transmitidas no programa Portugal em Direto, no decorrer da competição, o resultado do trabalho desenvolvido pela RTP pode ser agora visto ou revisto numa reportagem que enfatiza a importância que a opção pela formação profissional assumiu no percurso destes jovens e que lhes permitiu conquistar o estatuto de melhores profissionais na suas áreas respetivas. Em discurso direto esteve o concorrente de Tecnologia Automóvel, Daniel Stelmach (que conquistou a medalha de excelência e o título de “Best of the Nation” e a concorrente de Cozinha, Ana Coelho, que partilham a paixão pelas suas profissões.
Paulo Feliciano, Vice-presidente do IEFP , fala num crescendo de valorização da formação profissional, com uma atenção cada vez maior a ser conferida à exigência e rigor com que a formação é ministrada, permitindo, desta forma, alinhar as competências adquiridas pelos jovens com o que é exigido pelo mercado de trabalho.
Recordamos que Portugal participou no Campeonato Europeu das Profissões – EuroSkills Budapeste 2018, com uma seleção de 19 jovens, acompanhados de 19 jurados e teve um resultado de excelência naquele que foi o campeonato europeu mais participado de sempre e onde as médias de desempenho dos jovens estiveram todas a um nível muito elevado. Considerando o número médio de pontos por participante, Portugal ficou na 8.ª posição entre 28 países europeus. Esta equipa está de parabéns pelo esforço, empenhamento, dedicação e garra que demonstrou em todos os momentos que antecederam este campeonato.
Resultados de Portugal no Campeonato Europeu das Profissões, EuroSkills Budapeste 2018:
3 medalhas de BRONZE
- Rui Carvalho na profissão de CNC (CENFIM)
- Francisco Campos na profissão de Refrigeração e Ar Condicionado (CENFIM)
- Cleiton Lima e Pedro Pereira na profissão de Robótica Móvel (CINEL)
6 medalhas de EXCELÊNCIA
- Francisco Alves na profissão de CAD (CENFIM)
- Rui Martins na profissão de Controlo Industrial (CENFIM)
- José Franco e Paulo Ferreira na profissão de Gestão de Redes Informáticas (ENTA – Açores)
- Sónia Caetano e Pedro Simões na profissão de Mecatrónica Industrial (CENFIM)
- Beatriz Soares e Bruno Feliciano na profissão de Tecnologias da Moda (MODATEX)
- Daniel Stelmach, de Tecnologia Automóvel (CEPRA), que também foi o concorrente português com a melhor pontuação, tendo obtido a medalha de “Best of the Nation”.