Resiliência: palavra de ordem da segunda semana de treino para o EuroSkills 2021

A segunda semana de treino para o EuroSkills, Graz 2021, decorreu de 19 a 23 abril, no IEFP – Serviço de Formação Profissional do Porto. Foram 5 dias de trabalho individual e de equipa. 3 dias de provas. 2 dias pautados por reuniões, dinâmicas de grupo, avaliações e autoavaliações.

A realização de semanas de treino para as competições internacionais já ganhou lugar cativo na planificação da atividade da WorldSkills Portugal.

Nestas semanas, reúne-se, no mesmo espaço, toda a equipa que vai assegurar a representação portuguesa nos próximos campeonatos internacionais das profissões, mas também formadores locais e outros jurados que, juntamente com os jurados internacionais e preparadores dos concorrentes, enriquecem a equipa de treino, quer do ponto de vista técnico, quer no que se prende com a partilha e disseminação de boas práticas.

Carlos Fonseca, Delegado Técnico da WorldSkills Portugal, resume desta forma os resultados alcançados: “Definimos 2 grandes objetivos para esta semana de preparação. Um primeiro objetivo vocacionado para os jurados, preparadores e formadores, relacionado com o trabalho de equipa, com o foco na concretização de uma avaliação justa daquilo que é o desempenho dos concorrentes; e um segundo objetivo, que se prende com a capacidade de resiliência dos nossos jovens, no sentido de avaliar as suas competências técnicas, mas também as suas capacidades face aos problemas e aos desafios que lhes são colocados durante as provas, ao desconhecido e ao tempo necessário para terminar as suas provas.
O balanço é bastante positivo e, pese embora estes meses em que não houve oportunidade de fomentar uma preparação regular, pelos motivos que todos conhecemos, foi possível verificar uma grande capacidade de entreajuda entre os preparadores, os formadores locais e os jurados internacionais e foi visível, do lado dos concorrentes, um forte empenhamento. Mais do que isso, verificámos uma autoconsciência muito grande daquilo que são as suas lacunas, permitindo desta forma que, durante os próximos tempos, possamos desenvolver um plano de treino ajustado àquilo que há a melhorar, tendo em vista uma boa participação no próximo Campeonato da Europa das Profissões.”

Na sessão de encerramento e balanço de atividades, Carlos Fonseca acrescentou ainda que “Estamos perante uma equipa que, pelas provas que já deu, particularmente ao longo da semana que hoje termina, nos enche de orgulho e de esperança numa prestação de excelência. Parabéns a todos“.