No âmbito do IEFP, na sua qualidade de executor das medidas de emprego e formação profissional definidas pelo Governo, o digital já se vinha a assumir como uma área estratégica de intervenção, pelo que, o desafio de organizar, no ano de 2021, um Campeonato Nacional de Profissões Digitais, totalmente em ambiente virtual, foi encarado como a resposta natural à emergência do modo digital que a pandemia nos impôs.
Com efeito, hoje, talvez mais do que nunca, as competências digitais são fatores determinantes da empregabilidade e, seguramente, da maior importância no processo de integração socioprofissional.
Face ao sucesso da iniciativa, aos objetivos que lhe estiveram associados, e à visibilidade nacional e internacional que mereceu, este campeonato vai ter continuidade numa 2.ª edição, que se vai realizar de 2 a 16 de maio de 2022, contando, com 21 profissões em competição.
Através do SkillsPortugal Digital 2022, pretende-se o desenvolvimento de um Campeonato alinhado com as orientações da WorldSkills Internacional, associadas a descrições técnicas internacionalmente estabelecidas com as necessárias adaptações aos requisitos nacionais, tendo como objetivos:
- afirmar o SkillsDigital no panorama nacional, em paralelo com os campeonatos das profissões presenciais;
- dispor de uma incubadora de concorrentes para as edições presenciais dos campeonatos;
- sensibilizar a sociedade para a importância das qualificações na área do digital;
- dar um contributo para o reforço da digitalização das empresas visando uma maior competitividade e resiliência;
- potenciar parcerias e sinergias com empresas de referência a nível nacional e mundial na área do digital;
- dar corpo às orientações europeias e nacionais em matéria da educação e formação digital;
- dar visibilidade à intervenção, ao investimento e ao trabalho desenvolvido por todos os operadores de educação e formação, no domínio do digital;
- por via da WorldSkills Portugal, dar cumprimento às orientações da WorldSkills Internacional em matéria de atividades competitivas inovadoras, para a promoção dos campeonatos e das qualificações.
170 concorrentes, com idade entre os 16 e os 35 anos, oriundos de 49 entidades de educação e formação vão competir pelo 1.º lugar nas respetivas profissões.
Na identificação das profissões a concurso foram tidos em consideração aspetos como as profissões digitais existentes internacionalmente, no âmbito do EuroSkills e da WorldSkills; a oferta formativa disponível no Catálogo Nacional de Qualificações; a adequação às características deste campeonato e a promoção de competições em áreas que permitam dar destaque ao investimento que está a ser feito na área do digital.
Na organização do SkillsPortugal Digital 2022, vai ser acautelada toda a infraestrutura informática de suporte assente na solução virtual desktops in the cloud, que assegure o desenvolvimento das provas de acordo com os requisitos estabelecidos, designadamente máquinas virtuais e servidores, que garantam equidade de participação, mas também, de forma inequívoca, a segurança e transparência das provas e dos resultados. A zelar para que tudo se processe da melhor forma estão os 152 jurados e presidentes de júri, para além dos elementos da WorldSkills Portugal.
As alterações no mundo do trabalho, que ganham novos contornos todos os dias, mostram como as qualificações são a grande arma para ganhar a corrida da competitividade. A aposta crítica nas competências digitais, que fazem a diferença agora e no futuro, é fundamental e pode mudar a vida das pessoas. Quem mais investir nestas competências, em áreas estratégicas, é quem está já a garantir o futuro.
Com o SkillsPortugal Digital 2022 será dado mais um passo firme e seguro em direção a esse futuro.
Datas a reter
- 2 de maio | Cerimónia de abertura (*)
- 3 a 13 de maio | Provas
- 16 de maio | Cerimónia de encerramento (*)
(*) acompanhe as cerimónias em direto em https://skillsportugaldigital.pt/