SkillsPortugal | Setúbal 2020 – A WorldSkills Portugal aposta no trabalho conjunto de equipas pluridisciplinares

Foi a 16 e 17 de maio que o Serviço de Formação Profissional de Setúbal recebeu o grupo de Presidentes de Júri e de Supervisores de Infraestruturas que vai dar forma ao próximo Campeonato Nacional das Profissões, SkillsPortugal Setúbal 2020.

Ao longo de 2 dias foi levado a cabo um trabalho conjunto, que envolveu ainda parceiros e patrocinadores na avaliação e reconhecimento dos espaços onde vai decorrer a competição e que tinha como objetivo o fecho dos layouts e das listas de infraestruturas – máquinas, ferramentas, materiais e todos os utensílios de suporte à organização e desenvolvimento de cada uma das 46 profissões em competição.

Nesta sessão de trabalho, a organização da WorldSkills Portugal optou por envolver desde logo parceiros e patrocinadores, procurando desta forma assegurar que as listas de infraestruturas são o mais exaustivas possível e que correspondem aos padrões da indústria. Outra das grandes mais valias na antecipação deste trabalho conjunto é a garantia de que, à data do campeonato, vão estar reunidas todas as condições para 4 dias de provas sem imprevistos, ou que estes fiquem reduzidos a uma percentagem mínima.

Um exemplo de uma parceria que funciona é a que encontramos na profissão de Receção Hoteleira, que conta com a HOST – Hotel Systems, como parceiro oficial.

A WorldSkills Portugal foi perceber melhor como funciona este trabalho conjunto.

Estes 2 dias de preparação para o Campeonato Nacional são de grande relevância para que fique tudo preparado com a antecipação necessária e para que tudo corra da melhor forma possível.” refere Vanda Jesus, Presidente de Júri da prova de Receção Hoteleira “Foi, sem dúvida, uma decisão importante que se tomou na WorldSkills Portugal.”

É um trabalho exaustivo, pelo que quanto mais tempo tivermos para o desenvolver, melhor, ainda mais quando podemos contar com o apoio do resto das pessoas diretamente envolvidas na prova. Isto porque somos uma equipa e não fazemos nada sozinhos.”

Quando questionada sobre o desafio destes dois dias, Vanda Jesus responde: “A dificuldade não é definir ou estabilizar a lista de infraestruturas, mas sim garantir que tudo está montado a tempo e que tudo funciona na perfeição ao longo dos 4 dias de prova, sem que haja surpresas ao nível do software de gestão hoteleira, que é a base de tudo. No campeonato anterior, em Beja, a experiência foi fantástica e, graças à Host, não houve surpresas que perturbassem o desempenho dos concorrentes. Este ano, com esta antecipação, acredito que vai correr ainda melhor.”

Sandra Castanho, formadora externa no Serviço de Formação Profissional de Setúbal, assume pela primeira vez, num campeonato das profissões, o papel de Supervisora de Infraestruturas, a quem compete organizar e supervisionar o espaço da competição e os postos de trabalho, de acordo com o previsto nas listas de infraestruturas, antes e durante a competição.

Enquanto formadora, apercebo-me do entusiasmo dos jovens relativamente aos campeonatos. Tenho neste momento 3 turmas e em todas elas, existem formandos com muita vontade de poderem vir a ser concorrentes. O campeonato funciona, assim, como um fator de motivação acrescida para a frequência de formação.”

Para estes dois dias defini como como objetivos deixar tudo bem planeado e organizado, tarefa que, com a Vanda Jesus como Presidente de Júri, está muito facilitada. Quero sair daqui com as listas completas, com tudo o que é necessário adquirir e respetivos prazos.”

 

A Host é uma das patrocinadoras oficiais da WorldSkills Portugal e juntou-se à equipa de trabalho nestes dias.

Para João Paulo Rodrigues, Diretor de Relações Institucionais, esta é uma parceria que faz todo o sentido.

Tenho estado envolvido neste projeto desde o início. A Host tem apostado, ao longo dos últimos 10 anos no ensino, superior, politécnico e profissional e não podia deixar de trabalhar com o IEFP e com outras instituições como, por exemplo o Turismo de Portugal. Temos uma equipa exclusivamente dedicada ao ensino porque o nosso objetivo não é dar mais do mesmo, mas sim ter uma oferta formativa que valorize os alunos. Formamos os jovens para um mercado de trabalho mais fortalecido do ponto de vista da competência técnica.”

A área do turismo é uma área fascinante”, refere ainda João Paulo Rodrigues. “Todos os nossos produtos são orientados para o setor da hotelaria e turismo, para a gestão hoteleira. É isso que tentamos oferecer com qualidade, numa lógica de fortalecimento do ensino.”

Somos líder de mercado em Portugal para esta área de software e trabalhamos com grandes cadeias que utilizam os mesmos conjuntos de soluções que também são utilizados nas escolas e entidades formadoras.”

Rui Neto, integra a equipa técnica da Host. Em 2018 esteve em Beja e participou no campeonato nacional, classificando essa como uma experiência muito gratificante. “Toda a preparação da prova correu muito bem. Na altura, juntamente com a Presidente de Júri, definimos todos os cenários que iam fazer parte da prova. E ter depois a oportunidade de ver os concorrentes em ação, a pôr em prática esses mesmos cenários, foi muito interessante.”

Para Setúbal, com esta preparação ainda mais atempada, vamos tentar minimizar aqueles imprevistos de última hora e criar as condições para eliminar toda a pressão associada aos momentos iniciais da competição para que esta seja um sucesso”.