O segundo dia de estágio da seleção nacional das profissões foi um dia cheio. Para além das provas que os concorrentes tiveram de executar, o auditório do Serviço de Formação Profissional de Tomar encheu-se de jovens que assistiram a uma sessão de divulgação dos campeonatos das profissões e que contou com o testemunho de um dos jovens concorrentes, Rui Carvalho, medalhado no Campeonato Europeu das Profissões com o bronze.
A WorldSkills Portugal falou com a direção do Centro de Emprego e Formação Profissional do Médio Tejo sobre a experiência de organizar um estágio para a seleção. Samuel Pereira, Diretor do Centro explica como responderam a este desafio:
“Foi um enorme desafio, mas que me deixa muito orgulhoso a vários níveis. Sobretudo por ver a dinâmica da equipa e o contributo dado por todos para chegar a este resultado. É também o facto positivo de ver agora todo o palco montado, que nos deixa muito orgulhosos e que me deixa a mim particularmente satisfeito. Ficamos com a certeza de que oferecemos as melhores condições possíveis para que a equipa possa atingir os melhores resultados.”
Quando questionado sobre as parcerias que este Centro promove, Samuel Pereira refere “Promovemos de forma muito ativa o contacto com diversas entidades. Sobretudo numa lógica de mostrarmos o que temos para oferecer, mas também de acolher as entidades e estar abertos a tudo o que elas têm para nos oferecer. É nesta dinâmica mútua que procuramos encontrar as melhores parcerias e obter os melhores resultados.
Este evento é um momento muito importante para promover a formação profissional e para desmistificar aquilo que a formação profissional representa para o futuro dos nossos jovens e tornar visível aquilo que já fazemos.”
Lucília Fernandes, Diretora adjunta do Serviço de Formação Profissional de Tomar, salienta que“Abraçámos o projeto desde o início. Desde a equipa de formação, sempre com um entusiasmo enorme e que se transmitiu a todos, incluindo às equipas de manutenção, à empresa do refeitório, etc.
Este envolvimento da equipa resulta de uma sinergia que já vem de trás, na organização de semanas abertas, de dias do empregador e de outras atividades. A WorldSkills estar aqui é um enorme privilégio para nós. Têm vindo pais de jovens concorrentes nossos, associações de pais, e a equipa entendeu que este tipo de abordagem é o mais eficaz e o que melhor compensa o esforço de todos.
Todos deram um contributo, às vezes no mais ínfimo pormenor, mas isso fez com que todos se revejam neste espaço.”
Neste segundo dia de estágio registaram-se visitas de diversas entidades, de meios de comunicação social local, de associações de pais, de representantes de autarquias, etc. Lucília sublinha que “os contactos que promovemos com as empresas têm sempre em conta os objetivos pretendidos. Fizémos um press-release que divulga não só a WorldSkills Portugal mas também a formação desenvolvida pelo IEFP. Conseguimos atingir um patamar em que as empresas nos visitam e em que já recrutam diretamente.”
Pedimos aos dois que deixassem uma palavra para os nossos concorrentes:
“É uma palavra de força. Com a certeza de que as ferramentas que disponibilizámos foram as que, com toda a genuinidade, conseguimos oferecer. Esperamos que corra tudo de acordo com a expetativa que eles têm. Nós estamos com eles e ficamos a aguardar os resultados que serão certamente muito bons!” diz Samuel Pereira.
“Somos o vosso fã número um! Sabemos que isto é uma ginástica muito grande para todos. Acordar à 6h30, estarem aqui o dia todo em provas, em team building, a cumprir apesar das interferências, do ruído, das visitas. Somos mesmo o vosso fã número 1!” diz Lucília Fernandes com entusiasmo.